A PÓS-GRADUAÇÃO (STRICTO SENSU) COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES EM SERVIÇO SOCIAL: eis o desafio

Autores

  • Maria Florência dos Santos Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP - Campus de Franca/SP http://orcid.org/0000-0001-6636-3902
  • Gabriela Cristina Carneiro Vilione Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP - Campus de Franca/SP https://orcid.org/0000-0002-4374-1154
  • Nanci Soares Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP - Campus de Franca/SP http://orcid.org/0000-0002-9528-4231

Palavras-chave:

Formação profissional. Assistente Social. Projeto Ético-Político Profissional. Estágio Docência.

Resumo

O presente estudo iniciou-se ao se observar os desafios da docência e os rebatimentos do neoliberalismo na educação pública. Assim, o artigo tem como objetivo relatar a experiência do estágio de docência em Serviço Social vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Franca-SP, no âmbito do Doutorado, e do departamento de graduação da mesma universidade; com o intento de apontar os principais desafios no exercício da prática da docência; identificar a legislação pertinente e as possibilidades existentes para o processo de formação de docentes comprometidos com o Projeto Ético-Político Profissional (PEPP). Deste modo, os resultados apresentados trazem a sistematização da experiência de estágio, além da pesquisa bibliográfica e documental baseada numa concepção teórica-metodológica crítica dialética. Destarte, o estágio de docência contribui com a formação crítica, criativa e propositiva de futuros docentes, todavia frente ao sucateamento da educação pública e demais políticas sociais enfrentamos diversos desafios, dentre eles a “educação bancária”, neoliberal e as manifestações das expressões da questão social em sala de aula, as quais requisitam respostas qualificadas dos (as) profissionais. Ademais, identificou-se ainda, a necessidade de introduzir disciplinas sobre didática e metodologias de ensino, na pós-graduação (stricto senso).

Biografia do Autor

Maria Florência dos Santos, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP - Campus de Franca/SP

Mestra em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP - Campus de Franca/SP. Especialista em Terapia Intensiva Adulto na modalidade Multiprofissional em Saúde pela Universidade Tiradentes (UNIT). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela UNESP. Membro do “Grupo de Estudos e Pesquisas Envelhecimento Humano, Políticas Públicas e Sociedade. ” Bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) Demanda Social

Gabriela Cristina Carneiro Vilione, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP - Campus de Franca/SP

Mestra em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP - Campus de Franca/SP. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela UNESP.  Membro do “Grupo de Estudos e Pesquisas Envelhecimento Humano, Políticas Públicas e Sociedade. ”

Nanci Soares, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP - Campus de Franca/SP

Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP - Campus de Franca/SP. Líder do “Grupo de Estudos e Pesquisas Envelhecimento Humano, Políticas Públicas e Sociedade” e  vice-diretora da UNESP campus de Franca.

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Publicado

2021-12-13

Edição

Seção

Artigos Originais