A PRÁTICA DA GESTÃO ESCOLAR À LUZ DA TERORIA DA COMPELXIDADE
Palavras-chave:
Gestão Democrática. Teoria da Complexidade. LeisResumo
O presente trabalho tem como objetivo central a reflexão acerca da gestão escolar aliada à Teoria da Complexidade. Trata-se de uma pesquisa que visa discutir as percepções dos gestores diante da lei da gestão democrática, fazendo uma relação com princípios do pensamento complexo de Edgar Morin. Além da pesquisa bibliográfica, o trabalho apresenta uma pesquisa de campo com depoimentos de gestores sobre o que é uma gestão democrática e quais são as principais dificuldades encontradas. Sugerindo os benefícios de uma gestão horizontal em detrimento de uma gestão verticalizada.
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília. Ministério da Educação.
BRASIL. Plano Nacional de Educação. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014.
BRITO, Renato de Oliveira. Escolas Sustentáveis: preparando estudantes do presente na criação de espaços sustentáveis para as gerações do futuro. Brasília: Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade; Universidade Católica de Brasília, 2019.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1982.
BOGEA, Dayse das Dores Silva Ferreira. Os desafios da Gestão Escolar Democrática na Contemporaneidade. Revista Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 2, Ano 2, v.1, p. 664-675. Maio de 2014. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/gestao-escolar-democratica>.
BOSCHETTI, Vania Regina; MOTA, Assislene Barros da; ABREU, Dayse Lúcide de Freitas. Gestão escolar Democrática: desafios e perspectivas. Revista Gestão e Avaliação da Educação. Santa Maria. v. 5, n. 10. Jul/dez 2016. p. 103-111. Disponível em: .
BORDIGNON, Genuíno. Gestão da Educação no Município: Sistema, Conselho e Plano. Educação Cidadã. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
COSTA, Sonia Glaucia e ALMEIDA, Inês Maria Marques. Subjetividade e Complexidade na Gestão Escolar: um estudo de caso com participantes na escola de gestores 2010. Disponível em:
DUARTE, José B. Estudos de caso em Educação: investigação em profundidade com recursos reduzidos e outro modo de generalização. Revista Lusófona de Educação. Portugal, 2008, 11, 113-132. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/575>.
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio. Escola cidadã: a hora da sociedade. In: MEC. Salto para o Futuro: construindo a escola cidadã, projeto político pedagógico. Brasília: MEC, 1998, p. 22-29. Disponível em: <https://bdpi.usp.br/item/002405680>.
GOIÁS. Resolução CEE/CP nº 004 de 20 de março de 2009.
LUCK, Heloísa. Gestão escolar e formação de gestores. Em aberto, Brasília: INEP, v. 17, nº 72, 2000, p. 11-34. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/issue/view/234/showToc>.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisas em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU,1986.
MORAES, Maria Cândida; NAVAS, Juan Miguel Batalloso. Complexidade: fundamentos teóricos e implicações educacionais. Universidade Católica de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Educação.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. 5ª ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.
MORIN, Edgar. A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 17ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
PARO, V. H. Implicações do Caráter Político da educação para a administração da escola pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, 2001. jul/dez. P. 11-23. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022002000200002&script=sci_abstract&tlng=pt>.
TÔRRES, José Júlio Martins. Teoria da complexidade: uma nova visão de mundo para a estratégia. I Encontro Brasileiro de Estudos para a Complexidade. Curitiba – 11 a 13 de julho de 2005. Integra Educativa, volume 2. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/consagro/files/2010/09/TORRES-Teoria-Da-Complexidade-e-Estrategia.pdf>.