A PRÁTICA DA GESTÃO ESCOLAR À LUZ DA TERORIA DA COMPELXIDADE

Autores

Palavras-chave:

Gestão Democrática. Teoria da Complexidade. Leis

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo central a reflexão acerca da gestão escolar aliada à Teoria da Complexidade. Trata-se de uma pesquisa que visa discutir as percepções dos gestores diante da lei da gestão democrática, fazendo uma relação com princípios do pensamento complexo de Edgar Morin. Além da pesquisa bibliográfica, o trabalho apresenta uma pesquisa de campo com depoimentos de gestores sobre o que é uma gestão democrática e quais são as principais dificuldades encontradas. Sugerindo os benefícios de uma gestão horizontal em detrimento de uma gestão verticalizada. 

Biografia do Autor

Lívia Maria Rassi Cerce, Universidade Católica de Brasília

Idealizadora e Diretora Geral do Colégio Ágora. Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Mestra em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2013). Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista (2000). Pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Claretiana (2002). Autora do Livro "A relação afetiva no processo de ensino e aprendizagem nas classes de alfabetização"

Victor Márcio Laus Reis Gomes, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Master of Business Administration pela University of Dallas, Especialista em Marketing e Bacharel em Comunicação Social pela PUCRS. Atuou como executivo e consultor em comunicação, gestão estratégica e marketing, nos setores da educação superior, da educação corporativa, da indústria tecnológica, de serviços de comunicação, do varejo e da administração pública. Atualmente, é professor e pesquisador na Universidade Católica de Brasília nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Comunicação e nos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Administração. Líder do Núcleo de Estudos Comunicacionais da Estratégia e do Núcleo de Estudos em Estratégia e Gestão Educacional, grupos de pesquisa certificados no diretório do CNPq. Coordena projetos de pesquisa relacionados às temáticas da comunicação, da estratégia e da gestão. Interesses de pesquisa: comunicação em contextos organizacionais, processos e práticas discursivas, gestão estratégica, gestão educacional, estratégias de comunicação, colaboração, inovação, teorias sistêmicas e da complexidade.

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Publicado

2021-12-13

Edição

Seção

Artigos Originais