Educação Infantil, aspectos históricos em olhares múltiplos: uma revisão integrativa.
Palavras-chave:
Educação Infantil, perspectiva histórica, organização escolar, equidade socialResumo
A Educação Infantil, enquanto anseio social e importante modalidade educacional, tem um histórico de lutas, progressos e retrocessos, ganhos e perdas. Neste movimento de sujeitos concretos – porque históricos, esta fundamental etapa da educação básica brasileira é uma das protagonistas das mais variadas formas de arranjos sociais e combate a desigualdade que, em muitos casos, vem de berço. Nesta perspectiva, este artigo busca resgatar alguns dos construtos históricos da Educação Infantil, problematizando-os e também objetiva identificar diferentes enfoques teórico-conceituais sobre o tema, num recorte histórico recente, através de uma revisão integrativa, com artigos dos periódicos Zero a Seis (UFSC) e Portal de Periódicos da CAPES entre os anos dos 2009 à 2019. As discussões permeiam quatro eixos temáticos relacionados ao contexto histórico da legislação, epistemologia, conceitual e foco no professor/a. Conclui-se que as preocupações e os problemas se apresentam de forma semelhante em diversas realidades, sendo centralidade nos achados de muitos pesquisadores. Houve um evidente aumento na oferta desta modalidade de educação, mas este aumento não representa a qualidade, sendo destaque a falta de estrutura básica e uma deficiente formação dos profissionais. A organização escolar, as condições de trabalho e a formação dos professores da Educação Infantil são alguns aspectos primordiais para garantia de uma expansão qualitativa, de garantia de direitos e de justiça social.
Palavras-chave: Educação Infantil, perspectiva histórica, organização escolar, equidade social.
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