A EDUCAÇÃO E O CURRICULO: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS = EDUCATION AND THE CURRICULUM: CHANGES AND CONTINUITIES

Autores

  • Aldovano Dantas Barbosa UNESP FRANCA

Resumo

Este artigo é fruto da disciplina Dimensões Social nas Políticas Educacionais; a Interface da Educação e do Serviço Social, onde foram elencadas várias agendas de pesquisas, sendo o currículo uma delas. Pretendemos a partir deste poder situar a educação num processo de duração, observando as mudanças e permanências ao longo da história, bem como apontar em que direção aponta as mudanças. Nosso levantamento bibliográfico permite observar que a escola desde a Idade Média favorece a disciplina e o currículo é uma maneira eficaz de percebê-la, mesmo com a modernidade, quando os professores assumiram a responsabilidade pelos corpos dos alunos, foi mais uma vez amparados pelo mesmo currículo, que atendem as mudanças temporais de maneira até mesmo classista, o que é percebido na contemporaneidade quando a burguesia assume uma posição social até então ocupada pela aristocracia. No Brasil a educação que se iniciou com os jesuítas possuirá um nó que ainda hoje no século XXI é percebido, ou seja, uma educação não emancipatória, excludente e onerosa. Então, é salutar considerar a educação através do tempo e a partir das necessidades atuais pensar mudanças curriculares que respondam a democratização da educação.

Palavras chaves: Educação, currículo e Permanências.

 

ABSTRACT
            This article is the fruit of discipline in the Social Dimensions Educational Policy; Interface of Education and Social Services, where they were listed several research agendas, the curriculum is one of them. From this we intend to situate education in a long process, observing the changes and continuities throughout history, and to identify points in which direction the changes. Our literature review allows the school to observe that since the Middle Ages promotes discipline and the curriculum is an effective way to perceive it, even with modernity, when teachers took responsibility for the bodies of the students, was once again supported by the same curriculum that address temporal changes in a way even class, which is perceived when the bourgeoisie in contemporary takes a social position hitherto occupied by the aristocracy. In Brazil, the education that began with the Jesuits will have a node that still today in the twenty-first century is perceived, ie, a non-emancipatory education, exclusionary and costly. So it is salutary to consider education through time from the current needs and propose curricular changes that respond to the democratization of education.

Keywords: Education, curriculum and permanence.

Publicado

2011-12-17

Edição

Seção

Artigos Originais