FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA ATUAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO: RELAÇÃO FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Raimunda Alves Melo Universidade Federal do Piauí - Programa de Pós Graduação em Mestrado em Educação.
  • Carlito Pereira Macedo Pereira Macedo Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Formação inicial de professores. Formação continuada de professores. Ensino de Ciências. Escola do campo.

Resumo

Neste estudo, tem-se como objetivo geral, analisar o perfil formativo dos professores de Ciências Naturais no município de Juazeiro do Piauí e sua relação com a prática pedagógica. Especificamente, objetiva-se conhecer o perfil formativos dos professores de Ciências que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental; identificar as concepções dos professores sobre a formação inicial e continuada e averiguar desafios da prática pedagógica e sua relação com os processos formativos. A produção dos dados foi realizada através da aplicação de questionário com 5 (cinco) professores de Ciências Naturais e uma entrevista com a Secretária Municipal de Educação do referido município. A análise aponta que a formação dos professores de Ciências para atuação nos anos finais do Ensino Fundamental, sobretudo nas escolas do campo, continua sendo um grande desafio para o município, pois apenas 60% dos docentes são formados em Biologia ou em Ciências da Natureza. Todos os docentes pesquisados reconhecem a importância da formação inicial e continuada para o exercício da profissão, bem como, afirmam que esses processos formativos precisam ser específicos, contextualizados, fundamentados em princípios como relação teoria e prática e na realidade dos estudantes. A pesquisa apontou ainda, que a formação de professores pode contribuir significativamente para a prática pedagógica, mas é preciso avançar mais, garantindo o estudo da realidade histórico-social do campo e que o seu conteúdo e metodologia sejam contextualizados com a cultura e as necessidades do campo.

Biografia do Autor

Raimunda Alves Melo, Universidade Federal do Piauí - Programa de Pós Graduação em Mestrado em Educação.

Licenciada em História e Bacharel em Teologia. É Especialista em Gestão Escolar e em Políticas Públicas para Crianças e Jovens. É doutora em educação  pela Universidade Federal do Piauí.

É professora titular do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí.

Carlito Pereira Macedo Pereira Macedo, Universidade Federal do Piauí

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí, Campus de Teresina

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Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Artigos Originais