FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA ATUAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO: RELAÇÃO FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Formação inicial de professores. Formação continuada de professores. Ensino de Ciências. Escola do campo.Resumo
Neste estudo, tem-se como objetivo geral, analisar o perfil formativo dos professores de Ciências Naturais no município de Juazeiro do Piauí e sua relação com a prática pedagógica. Especificamente, objetiva-se conhecer o perfil formativos dos professores de Ciências que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental; identificar as concepções dos professores sobre a formação inicial e continuada e averiguar desafios da prática pedagógica e sua relação com os processos formativos. A produção dos dados foi realizada através da aplicação de questionário com 5 (cinco) professores de Ciências Naturais e uma entrevista com a Secretária Municipal de Educação do referido município. A análise aponta que a formação dos professores de Ciências para atuação nos anos finais do Ensino Fundamental, sobretudo nas escolas do campo, continua sendo um grande desafio para o município, pois apenas 60% dos docentes são formados em Biologia ou em Ciências da Natureza. Todos os docentes pesquisados reconhecem a importância da formação inicial e continuada para o exercício da profissão, bem como, afirmam que esses processos formativos precisam ser específicos, contextualizados, fundamentados em princípios como relação teoria e prática e na realidade dos estudantes. A pesquisa apontou ainda, que a formação de professores pode contribuir significativamente para a prática pedagógica, mas é preciso avançar mais, garantindo o estudo da realidade histórico-social do campo e que o seu conteúdo e metodologia sejam contextualizados com a cultura e as necessidades do campo.Referências
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