PRODUÇÃO CIENTÍFICA, CULTURAL, ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA: O CASO DOS DOCENTES DA UFSM CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN.

Autores

  • Lorimar Francisco Munaretto
  • Julio Araujo Carneiro da Cunha
  • Jéssica Thalheimer de Aguiar
  • Luiz Henrique Natalli

DOI:

https://doi.org/10.5016/camine.v9i1.2138

Resumo

O estudo teve por objetivo identificar e descrever o conceito de cada curso de graduação da UFSM de Frederico Westphalen, em relação ao indicador 2.14 do IACG que trata sobre a produção científica, cultural, artística, tecnológica dos docentes. O estudo possui abordagem metodológica quantitativa e quanto aos objetivos a pesquisa se caracteriza como descritiva do tipo documental. Por meio de pesquisa realizada na plataforma do currículo lattes do CNPq, foram coletados os dados relativos a produção científica de 79 (setenta e nove) docentes da UFSM de Frederico Westphalen/RS. Os dados foram coletados no mês de julho de 2016, por meio da contagem dos registros de produção científica registradas no currículo lattes (CNPq) de cada docente dos cursos/departamentos. Os resultados demonstram que a soma de produções científica, cultural, artística, tecnológica dos docentes, realizada entre os anos de 2013 a 2015 foi de 1686 produções, o que representa em média 21,34 produções por docente. Os cursos de engenharia ambiental, agronomia, engenharia florestal, relações públicas, jornalismo e sistemas de informação, obteriam o conceito 5, pelos avaliadores do MEC/INEP no indicador 2.14 do IACG, o que se configura como excelente.

Publicado

2017-07-26

Edição

Seção

Artigos Originais