TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E A ARQUEOLOGIA DO AMAPÁ NA SALA DE AULA = DIDACTIC TRANSPOSITION AND THE AMAPÁ ARCHAEOLOGY IN CLASSROOM
Resumo
A transposição didática consiste em um conjunto de ações transformadoras que visam tornar um saber sábio em saber ensinável. Seu desafio maior é transpor o conhecimento científico para o conhecimento escolar a partir de uma linguagem adequada ao contexto dos alunos. Assim, ela age no sentido de torná-los protagonistas de seu próprio processo de aprendizagem. As pesquisas arqueológicas realizadas no estado do Amapá têm revelado um grande potencial para a produção de conhecimento sobre a ocupação e comportamento dos grupos humanos que habitaram a Amazônia em tempos prístinos. Porém, essa potencialidade esbarra no distanciamento entre o conhecimento produzido nos laboratórios dedicados às pesquisas arqueológicas e as salas de aulas. Nessa direção, esse trabalho visa apresentar a transposição didática como uma estratégia para reduzir o espaçamento entre os resultados das pesquisas arqueológicas e a sociedade. Além disso, o texto objetiva descrever a experiência vivida por acadêmicos do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Amapá (campus Binacional/Oiapoque) em projetos de execução da transposição didática e inserção da arqueologia nas salas de aula do município de Oiapoque, extremo norte do Amapá.
Palavras-chave: transposição didática. arqueologia. Amapá. sala de aula.
ABSTRACT
The didactic transposition is a set of transformative actions aimed at making a wise knowledge into teachable knowledge. Its biggest challenge is to translate scientific knowledge to school knowledge in a language appropriated to the students' context. So it acts to make students protagonists of their own learning process. Archaeological researches conducted in the state of Amapá have shown great potential for the production of knowledge about the occupation and behavior of human groups that inhabited the Amazon in pristine times. However, this potential bumps into the gap between the knowledge produced in laboratories dedicated to archaeological research and classrooms. In this sense, this work presents the didactic transposition as a strategy to reduce this gap between the results of archaeological research and society. In addition, the paper aims to describe the experience of some academics with Degree in History from the Federal University of Amapá (Binational/Oiapoque campus) in an implementation project of didactic transposition and archeology inclusion in classrooms in the municipality of Oiapoque, extreme northern Amapá.
Keywords: didactic transposition. archeology. Amapá. classroom.