A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA = CONSTRUCTION OF SCHOOL KNOWLEDGE IN A SOCIAL-HISTORICAL PERSPECTIVE

Autores

  • Michele Guedes Bredel de Castro Doutora em Educação pela UFF

Resumo

O presente texto tem como objetivo compreender o processo de construção do conhecimento escolar na perspectiva sócio-histórica, segundo a qual o conhecimento não está pré-formado no sujeito, nem está totalmente pronto e determinado pelo meio exterior, independente da organização do indivíduo. Para isso, estruturamos o texto da seguinte forma: primeiramente enfocaremos o processo de formação das funções mentais superiores; em seguida abordaremos como se dá o processo de internalização, a relação pensamento e linguagem, o processo de formação dos conceitos, a relação aprendizagem/desenvolvimento, o papel do professor na construção do conhecimento; finalizamos trazendo discussões a respeito da zona de desenvolvimento proximal.

Palavras-chave: Vygotsky. perspectiva sócio-histórica. construção do conhecimento.

 

ABSTRACT

This paper aims to understand the construction process of school knowledge in social-historical perspective, according to which the knowledge is not preformed in the subject, nor is it fully ready and determined by the external environment, regardless of the individual organization. For this, the text was structured as follows: First, it will focus on the process of formation of higher mental functions, then it will discuss how the internalization process occurs, the relationship between thinking and language, the process of concept formation, the learning/development relation, the role of teacher in the construction of knowledge, and to close the study, discussions regarding the proximal development zone.

Keywords: Vygotsky. social-historical perspective. construction of knowledge.

Biografia do Autor

Michele Guedes Bredel de Castro, Doutora em Educação pela UFF

Atua  na  área  da  Educação  há  20  anos.  Graduou  em  Pedagogia  (1999),  fez  o  Curso  de Especialização  em  Arte  Educação  Infantil  (2000)  e  o  Mestrado  em  Educação  pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004). O curso de Doutorado em Educação fez na Universidade Federal Fluminense (2010). Atuou como coordenadora pedagógica do Curso Normal Superior por 3 anos e como docente no Ensino Superior na rede privada durante 6 anos. Foi Supervisora Pedagógica do  ensino  fundamental  e  médio  da  rede  estadual  de  educação  de  Minas  Gerais  por  11  anos. Desde  2012  é  orientadora  de  Trabalho  Final  do  Curso  de  Especialização  EAD  em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-LANTE/UFF. Atuou como  professora  substituta/temporária  da  Universidade  Federal  de  Juiz  de  Fora/MG  no  ano  de 2012.  É  professora  efetiva  da  rede  municipal  de  Juiz  de  Fora  desde  1996.  Também  foi professora  pesquisadora  I  -  UAB  -  da  disciplina  Estágio  e  Análise  da  Prática  Pedagógica  I  do curso  de  Licenciatura  em  Química  à  Distância  da  UFJF.  Participou  de  vários  eventos  em  todo país, tendo apresentado trabalho em alguns. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na  contextualização  da  produção  científica,  tecnológica  e  artístico-cultural  são:  Educação, Formação de Professores, Projetos educativos, Educação Infantil, Infância, Criança, Direitos das Crianças,  Participação  Infantil,  Processos  de  ensino-aprendizagem,  Políticas  Públicas  para  a Infância, Ensino Fundamental de 9 anos, EAD.

Publicado

2016-06-16

Edição

Seção

Artigos Originais