O EXAME NACIONAL DO ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPCTIVA DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAL = THE NATIONAL HIGHER EDUCATION EXAMINATION FROM THE PERSPECTIVE OF PROFESSIONALS WHO ENGAGE IN THE PERSONNEL SELECTION PROCESS
Resumo
O presente artigo tem por objetivo trazer ao debate a importância do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) para os graduandos, mais especificamente identificar se esse exame é considerado no momento de contratação de pessoal e se sua utilização deveria ser ampliada. Para tanto, buscou-se identificar e apresentar a perspectiva de profissionais que atuam diretamente no processo de recrutamento e seleção, o que foi feito a partir de um questionário online aplicado a cinquenta e sete (57) profissionais. Constatou-se que uma parcela significativa dos selecionadores já vem observando o desempenho das Instituições de Ensino Superior e de seus cursos de graduação por meio do exame nacional e utilizando-o como informação a ser considerado na tomada de decisão no processo de seleção de novos contratados. A maioria dos respondentes dessa pesquisa é favorável à criação de um ranking oficial de fácil acesso para que o exame seja ainda mais incorporado no processo de seleção de profissionais graduados e que o bom desempenho no exame pode significar benefícios ao Governo, a Instituições de Educação Superior (IES), aos estudantes e aos futuros estudantes.
Palavras-chave: ENADE. mercado de trabalho. processo de seleção.
ABSTRACT
The objective of this article is to discuss the importance of National Student Performance Exams (ENADE) for undergraduates; more specifically, to identify whether this test is considered at the time of hiring, and whether its use should be expanded. To this end, we sought to identify and present the perspective of professionals who are directly engaged in the process of recruitment and selection, which was achieved through an online questionnaire administered to fifty-seven (57) professionals. We found that a significant portion headunters already monitor the performance of institutions of higher education and their undergraduate courses through the national examination and use it as an additional consideration in decision-making regarding the selection process of new hirees. We found, furthermore, that the majority of respondents are in favor of setting up an easily accessible official ranking in order to make the examination be better incorporated into the selection process of professional graduates and that a good performance on the exam can indicate benefits to the Government, to the Higher Education Institutions (IES), to students, and to prospective students.
Keywords: ENADE. labor market. selection process.