REFLEXÕES A RESPEITO DA “IDÉIA” DE FRACASSO ESCOLAR = REFLECTIONS ON THE "IDEA" OF SCHOOL FAILURE
Resumo
O presente artigo objetiva realizar uma reflexão acerca do fracasso escolar a partir de suas origens até os dias atuais, sob a perspectiva da História da Educação, bem como incidir um olhar crítico sobre a implantação das políticas públicas no campo do Ensino e, também, observar os desdobramentos que o malogro na escola causa aos alunos e mesmo às famílias. Nesse contexto observa-se a implantação da Proposta Curricular para o Estado de São Paulo, propagada em 2008 em toda rede pública do Estado, da 5º série do Ensino Fundamental – Ciclo II à 3º série do Ensino Médio. As várias mazelas que podem ser observadas no ambiente escolar - tais como o desânimo, a falta de estímulo, a baixa autoestima, a agressividade, as depredações à escola, etc. - podem estar relacionadas com o fracasso escolar. É necessário que se compreenda que este fenômeno está arraigado a um complexo processo psicossocial, que envolve inclusive o entorno na formação social do aluno. Este artigo, em última instância, procura abrir um espaço para ponderações, das quais devem participar estudantes do curso de licenciatura, professores e dirigentes que atuem do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: educação. fracasso escolar. ensino fundamental. escola.
ABSTRACT
This article intends to reflect on the school failure from its origins until nowadays under the perspective of the History of Education, as well as to focus on a critical view of the implantation of the public policies in the teaching field. In this context, we observe the implantation of the Curriculum Proposal for the State of São Paulo, published in 2008 in all the public education of the state from the 5th grade of the “Ensino Fundamental – Ciclo II” to the 3rd grade of the “Ensino Médio”. The several problems that can be observed in the school environment – such as the discouragement, the lack of stimulation, the low self esteem, the aggressiveness, the depredations to the school, etc. – can be related to the school failure. It is necessary to understand that this phenomenon is linked to a complex psychosocial process which involves even surrounding areas of the social formation of the student. This article tries to stimulate discussions in which students of the courses of “licenciatura”, teachers and school managers of the “Ensino Fundamental” must participate.
Keywords: education. school failure. Ensino Fundamental. school.