HISTÓRIA E METODOLOGIA DO ENSINO: A QUESTÃO LOCAL E O NACIONAL SEGUNDO OS PCN’S E A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO = HISTORY AND TEACHING METHODOLOGY: THE LOCAL AND THE NATIONAL SUBJECT ACCORDING TO THE NATIONAL CURRICULUM GUIDELINES (PCNs)

Autores

  • Márcia Pereira da Silva Unesp Franca
  • Junior Carlos Henrique Santos Lima Unesp Franca
  • Tiago Martins dos Santos Unesp Franca

Resumo

O artigo apresenta e descreve projeto desenvolvido pelo Núcleo de Ensino, na cidade de Franca, São Paulo. No conjunto tivemos como objetivo exercitar o processo ensino-aprendizagem da História na 8ª. Série do Ciclo II do ensino fundamental da rede pública, através do trabalho conjunto com as duas propostas curriculares em vigor na rede pública do estado de São Paulo: os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e  a Proposta Curricular do estado de São Paulo (popularmente conhecida como Cartilha do Serra). As propostas são bastante diferenciadas quanto a apresentação de conteúdos e da sugestão de atividades cotidianas e metodológicas, fato que gera certo desconforto para os professores que não sabem ao certo qual programa seguir. Este projeto se propôs a demonstrar como é possível reunir as duas propostas em questão numa só metodologia.

Palavras-chave: PCNs. Cartilha do Serra. história. ensino público.

 

ABSTRACT

 

The article presents and describes a project developed by Núcleo de Ensino (Teaching Center), in the city of Franca, São Paulo State. Our aim was to practice the teaching-learning process of History in eighth grades of cycle II of public elementary schools, by working with the two proposed curriculum in force in public schools of São Paulo: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs / National Curriculum Guidelines) and Proposta Curricular do estado de São Paulo (Curriculum Guidelines of São Paulo State) (popularly known as Cartilha do Serra – Serra’s Curriculum Guidelines). The proposals are quite different regarding content presentation and suggestion of daily and methodological activities, which creates discomfort for teachers who are not sure which program to follow. This project demonstrates how it is possible to gather the two proposals in only one methodology

 

Keywords: PCNs. Cartilha do Serra. history. public education.

Biografia do Autor

Márcia Pereira da Silva, Unesp Franca

Professora Doutora do Departamento de História e Programa de Pós-Graduação em História da Unesp - Franca

Pesquisar na área de História Contemporânea (incluindo o Brasil Republicano

Junior Carlos Henrique Santos Lima, Unesp Franca

Graduando do 4º ano do Curso de História. Bolsista do Núcleo de Ensino

Tiago Martins dos Santos, Unesp Franca

Graduando do 4º ano do Curso de História. Bolsista do Núcleo de Ensino.

Downloads

Publicado

2010-09-09

Edição

Seção

Núcleo de Ensino