A ÉTICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO HUMANO-GENÉRICO = ETHICS IN CONSTRUCTION OF A HUMAN-GENERIC EDUCATION

Autores

  • Bárbara Oliveira Rosa Mestranda no Programa de Pós-graduação em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, campus de Franca/SP.
  • Analúcia Bueno dos Reis Giometti Faculdade de Ciências Humanas e Sociais / UNESP - Câmpus de Franca.

Resumo

O artigo trata sobre a questão da ética na construção de uma educação humano-genérico. Em uma sociedade baseada em um “ethos” burguês, de valorização do consumo, do lucro, do individualismo, do egoísmo, essa concepção implica a retomada de valores humanistas na construção do saber. A ética está presente no campo dos valores, como uma categoria que contribui para recuperar os valores do humano-genérico. Baseado em Karl Marx e Agnes Heller, o conceito de humano-genérico se constitui como homem por inteiro, utilizando todas as suas capacidades e potencialidades. Seria o reconhecimento do “nós”, de se identificar com o outro pela igualdade, ser reconhecido e reconhecendo o outro enquanto ser humano. Para responder a essa questão, estudamos livros sobre as temáticas da educação, da ética e do humano-genérico. Através da pesquisa, conseguimos observar como a reflexão ética se faz essencial para buscar valores humano-genéricos na construção de uma educação voltada para a emancipação humana.

Palavras-chave: ética. humano-genérico. emancipação. educação.

 

ABSTRACT

This article deals with the issue of ethics in building a human-generic education. In a society based on a bourgeois ethos, recovery of consumption, profit, individualism, selfishness, it would be the resumption of humanistic values in the construction of knowledge. The ethics is inserted in the field of values, as a category which contributes to retrieve the values of the human-generic. Based on Karl Marx and Agnes Heller, the concept of human-generic man implies the study of the human being as a whole, using all their skills and potential. It would be the recognition of the "we", of identifying with the other equality, being recognized and recognizing the other as a human being. To answer this issue, we studied books about education, ethics and human-generic. Through this research we were able to see how ethical reflection is essential in the search of human-generic values and in the construction of an education to human emancipation.

Keywords: ethics. human-generic. emancipation. education.

Biografia do Autor

Bárbara Oliveira Rosa, Mestranda no Programa de Pós-graduação em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, campus de Franca/SP.

Bárbara Oliveira Rosa

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, campus de Franca/SP. Bolsista CAPES.  Endereço: Antônio Belmonte, 2155, ap. 22. Tel: (016) 9191-6853. E-mail: barbarass@hotmail.com.br

Analúcia Bueno dos Reis Giometti, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais / UNESP - Câmpus de Franca.

Chefe do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas –DECSPP. Professora do quadro permanente da Pós-graduação em Serviço Social da FCHS - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais / UNESP - Câmpus de Franca. Profa.Orientadora. Endereço: Rua Luiz Leporaci, n° 1236, apto. 701. Bairro:Santo Agostinho. Tel. (16)34027015; (19)991868300. E-mail: analuciagiometti@yahoo.com.br

Publicado

2016-06-16

Edição

Seção

Artigos Originais