ASPECTOS QUÍMICOS, AMBIENTAIS E TEMAS CONTROVERSOS PRESENTES NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DOS ENPEC = CHEMICAL AND ENVIRONMENTAL ASPECTS AND THE SOCIAL SCIENTIFIC CONTROVERSIAL ISSUES IN SCIENCE TEACHING RESEARCHES
Resumo
Este trabalho caracteriza-se como um estudo inventariante cujo objetivo consiste em analisar a produção de trabalhos situados na interface entre o Ensino de Ciências e a temática ambiental, com foco na abordagem de temas controversos sociocientíficos, publicados nos anais dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Trata-se de trabalhos que contemplem aspectos químicos, aspectos ambientais e temas controversos sociocientíficos. A metodologia utilizada compreende um processo de seleção, contabilização e análise do conjunto de interesse. A análise do conteúdo dos trabalhos visou a caracterização de descritores pré-estabelecidos. Constatamos, principalmente, a baixa e recente produção, com o marco inicial e concentração das publicações brasileiras no ano de 2009; predominância de trabalhos empíricos; e a relação entre os aspectos químicos e ambientais com os temas controversos sociocientíficos ocorrendo principalmente em contextos de abordagem de temas ambientais da localidade do aluno e conteúdos químicos neles envolvidos.
Palavras-chave: ensino de ciências. ensino de química. temática ambiental. temas controversos sociocientíficos.
ABSTRACT
This paper aims to analyze the production of articles at the interface between Science Teaching and environmental issues, published in Brazilian Meetings of Research in Science Education. Articles should contain chemistry and environmental aspects and socio scientific controversial issues. The methodology approach consisted in selection, count and content analysis. We realized a low and recent production, whit beginning and concentration in 2009. Genres and objects variety whit empirical predominance and the relation between chemistry and environmental aspects with controversial issues taken place mainly in approaches contexts of local environmental issues with chemistry contents involved.
Keywords: science teaching. chemistry teaching. environmental issues. social scientific controversial issues.