ASPECTOS QUÍMICOS, AMBIENTAIS E TEMAS CONTROVERSOS PRESENTES NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DOS ENPEC = CHEMICAL AND ENVIRONMENTAL ASPECTS AND THE SOCIAL SCIENTIFIC CONTROVERSIAL ISSUES IN SCIENCE TEACHING RESEARCHES

Autores

  • Beatriz Vivian Schneider-Felicio Doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Química e Mestrado em Ensino de Ciências pela USP.
  • Danilo Seithi Kato Docente do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Araraquara.
  • Dayse Kelly da Silva Especialização em Ensino de Ciências e Biologia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (CEUCLAR). Graduada em Ciências Biológicas pelo CEUCLAR.
  • Rubia Amanda Guimarães Franco Especialização em Ensino de Ciências e Biologia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (CEUCLAR). Graduada em Ciências Biológicas pelo CEUCLAR.

Resumo

Este trabalho caracteriza-se como um estudo inventariante cujo objetivo consiste em analisar a produção de trabalhos situados na interface entre o Ensino de Ciências e a temática ambiental, com foco na abordagem de temas controversos sociocientíficos, publicados nos anais dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Trata-se de trabalhos que contemplem aspectos químicos, aspectos ambientais e temas controversos sociocientíficos. A metodologia utilizada compreende um processo de seleção, contabilização e análise do conjunto de interesse. A análise do conteúdo dos trabalhos visou a caracterização de descritores pré-estabelecidos. Constatamos, principalmente, a baixa e recente produção, com o marco inicial e concentração das publicações brasileiras no ano de 2009; predominância de trabalhos empíricos; e a relação entre os aspectos químicos e ambientais com os temas controversos sociocientíficos ocorrendo principalmente em contextos de abordagem de temas ambientais da localidade do aluno e conteúdos químicos neles envolvidos.

Palavras-chave: ensino de ciências. ensino de química. temática ambiental. temas controversos sociocientíficos.

 

ABSTRACT

This paper aims to analyze the production of articles at the interface between Science Teaching and environmental issues, published in Brazilian Meetings of Research in Science Education. Articles should contain chemistry and environmental aspects and socio scientific controversial issues. The methodology approach consisted in selection, count and content analysis. We realized a low and recent production, whit beginning and concentration in 2009. Genres and objects variety whit empirical predominance and the relation between chemistry and environmental aspects with controversial issues taken place mainly in approaches contexts of local environmental issues with chemistry contents involved.

Keywords: science teaching. chemistry teaching. environmental issues. social scientific controversial issues.

Biografia do Autor

Beatriz Vivian Schneider-Felicio, Doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Química e Mestrado em Ensino de Ciências pela USP.

Doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Química e Mestrado em Ensino de Ciências pela USP.

Danilo Seithi Kato, Docente do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Araraquara.

Docente do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Araraquara.

Dayse Kelly da Silva, Especialização em Ensino de Ciências e Biologia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (CEUCLAR). Graduada em Ciências Biológicas pelo CEUCLAR.

Especialização em Ensino de Ciências e Biologia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (CEUCLAR). Graduada em Ciências Biológicas pelo CEUCLAR.

Rubia Amanda Guimarães Franco, Especialização em Ensino de Ciências e Biologia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (CEUCLAR). Graduada em Ciências Biológicas pelo CEUCLAR.

Especialização em Ensino de Ciências e Biologia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (CEUCLAR). Graduada em Ciências Biológicas pelo CEUCLAR.

Publicado

2014-11-04

Edição

Seção

Artigos Originais