OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA: IMAGINÁRIO, IMAGINAÇÃO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL = THE MEANINGS OF SCHOOL EDUCATION: IMAGINARY, IMAGINATION AND SOCIAL REPRESENTATION

Autores

  • Eliana Amabile Dancini Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Araraquara, com estágio de Pós-Doutorado pela Universidade de Paris VIII. Docente do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Franca.

Resumo

O artigo tem por temática a representação, a imaginação e o imaginário dos cortadores de cana sobre a escola. O contexto local refere-se aos tempos de greves de cortadores de cana, no período de 1984 a 1998. O universo empírico circunscreve-se às regiões de Guariba e Barrinha, Estado de São Paulo. O artigo trabalha com as imagens dos trabalhadores entrevistados sobre: a escola de ensino fundamental, a escola noturna de primeiras letras; os silêncios impostos aos professores, alunos grevistas e seus filhos dentro e fora da escola; o cerceamento das discussões sobre a vida dos cortadores de cana em dias de trampo e de greves. O aporte teórico e de método está para o Pensamento Complexo. A opção é pelo método como caminho que se constrói ao caminhar e pelo método como estratégia que comporta o acaso, o indeterminado, o ruído na história. Sob o olhar da Antropologia Complexa foram realizadas pesquisas de campo e de cotidiano. A pesquisa empírica, suporte do artigo, comportou a observação sistemática, entrevista e história de vida. Foram feitas entrevistas com sessenta indivíduos-sujeitos do corte de cana e com moradores tradicionais das duas cidades. A história de vida foi realizada com cinco cortadores de cana de maior respeitabilidade por sua comunidade de destino. No artigo, as vozes dos cortadores de cana ganham estatura maior: a articulação entre cultura científica e cultura humanista.

Palavras-chave: escola. greves. complexidade. imaginário. representação social.

 

ABSTRACT

The subject of the article is the representation, the imagination and the imaginary of the cane cutters about the school. The local context refers to the cane cutters’ times of strikes, in the period 1984-1998. The empirical universe is limited to regions of Guariba and Barrinha, State of Sao Paulo. The article works with the images of the workers interviewed about: the elementary school, the alphabetization night school; the silence imposed to teachers, striker students and their children in and out of school; the restriction of the discussions about the cane cutters’ life in days of work and strikes. The theoretical basis and method is the Complex Thought. The option for the method as a way constructed while you and for the method as a strategy that involves the random, the indeterminate, the noise of history. Under the gaze of the Complex Anthropology, field and routine research has been realized. Empirical research, that supports the article, evolved systematic observation, interviews and life histories. We conducted interviews with sixty individuals-subject: cane cutters and traditional inhabitants of the two cities. The live history was held with five cane cutters of great respectability in their communities. In the article, the voices of cane cutters gain greater stature: the articulation between scientific culture and humanistic culture.

Keywords: school. strikes. complexity. imagination. social representation.

Biografia do Autor

Eliana Amabile Dancini, Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Araraquara, com estágio de Pós-Doutorado pela Universidade de Paris VIII. Docente do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Franca.

Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Araraquara, com estágio de Pós-Doutorado pela Universidade de Paris VIII. Docente do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Franca.

Publicado

2014-11-04

Edição

Seção

Artigos Originais