O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DO CAMPO E A ARTICULAÇÃO DOS SABERES DA CULTURA CAMPONESA AOS CONHECIMENTOS ESCOLARES = THE CURRICULUM OF THE COUNTRYSIDE SCHOOLS AND THE ARTICULATION OF KNOWLEDGE OF PEASANT CULTURE TO SCHOOL KNOWLEDGE

Autores

  • Raimunda Alves Melo Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Consultora do Instituto ProBem (UNICEF) e professora da Faculdade Evangélica do Piauí e das Redes Municipal e Estadual de Ensino em Castelo do Piauí.
  • Maria da Glória Soares Barbosa Lima Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
  • Antônia Flávia Moraes da Costa Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Epistemologia da Prática Profissional (NIPEPP). Bolsista OBEDUC/CAPES.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo registrar uma discussão sobre o currículo à luz da Educação do Campo. Fundamenta-se na concepção de que, em contextos culturais diversificados como as escolas do campo, o currículo, o conhecimento escolar e a cultura se destacam pela relevância que eles têm em assegurar o direito de educandos e educadores no que concerne ao desenvolvimento de competências e habilidades, cada vez mais necessárias no mundo contemporâneo. O estudo foi produzido a partir de pesquisa bibliográfica fundamentada nos autores: Arroyo e Fernandes (1999), Moreira e Candau (2007), Gomes (2007), dentre outros. Para tanto, discute questões relativas à Educação do Campo associada às concepções de currículo, saberes da cultura camponesa e conhecimentos escolares, em defesa de que a escola do campo assuma a sua particularidade de vínculo com sujeitos sociais do campo, sem deixar de considerar a dimensão da universalidade dos conhecimentos escolares.

Palavras-chave: currículo. educação do campo. cultura camponesa. conhecimentos escolares.

 

ABSTRACT

The aim of this paper is to discuss about the curriculum, from the perspective of Countryside Education. It is based on the concept that, in diverse cultural contexts, as rural schools, the curriculum, school knowledge and culture are distinguished by the relevance they have on ensuring the right of students and educators in relation to competence development skills, increasingly necessary in the contemporary world. The study has been produced from literature based on the authors: Arroyo (1999), Moreira (2007), Gomes (2007), among others. Therefore, the paper discusses issues related to Countryside Education, associated with conceptions of curriculum, knowledge of peasant culture and school knowledge, defending that the field school assumes its particularity, linked with social subjects of the field, while considering the universal dimension of school knowledge.

Keywords: curriculum. countryside education. peasant culture. school knowledge.

Biografia do Autor

Raimunda Alves Melo, Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Consultora do Instituto ProBem (UNICEF) e professora da Faculdade Evangélica do Piauí e das Redes Municipal e Estadual de Ensino em Castelo do Piauí.

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Consultora do Instituto ProBem (UNICEF) e professora da Faculdade Evangélica do Piauí e das Redes Municipal e Estadual de Ensino em Castelo do Piauí.

Maria da Glória Soares Barbosa Lima, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Antônia Flávia Moraes da Costa, Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Epistemologia da Prática Profissional (NIPEPP). Bolsista OBEDUC/CAPES.

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Epistemologia da Prática Profissional (NIPEPP). Bolsista OBEDUC/CAPES.

Publicado

2014-11-04

Edição

Seção

Artigos Originais