GÊNERO E CULTURA DE PAZ NA ESCOLA: DIÁLOGO COM AS JUVENTUDES = GENDER AND CULTURE OF PEACE IN SCHOOL: DIALOGUE WITH YOUTHS

Autores

  • Maria Dolores dos Santos Vieira Docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestrado em Educação pela UFPI.
  • Antonia Regina dos Santos Abreu Alves Docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestrado em Educação pela UFPI.

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre Gênero e Cultura de Paz em diálogo com as juventudes. Essa temática vem sendo discutida desde as últimas três décadas do século XX e, com maior intensidade, na primeira década do século atual. Fundamentam esta discussão: Scott (1995), Louro (1999), Carvalho (2000), Rodrigues (2003), Matos (2011), Guimarães (2007), Macedo (2012) e outros. Como estratégias teórico-metodológicas utilizamos estudos bibliográficos, oficinas de vivências e rodas de diálogo. O estudo está sendo realizado em uma escola pública municipal, nas séries finais do Ensino Fundamental de uma cidade da região da grande Teresina. São sujeitos dessa investigação jovens musicistas de agremiação juvenil da referida escola. Dados resultantes desse processo indicam formas de convivência que, embora contraditórias, já apresentam avanços no processo, mesmo ainda construindo uma Cultura de Paz, pautada em certos limites, como: instabilidade de alguns membros, disputa de lideranças, ausências dos registros sistemáticos de experiências. O empenho em melhorar as relações entre jovens homens e jovens mulheres é um imperativo no contexto discutido, uma vez que há um quantitativo maior de jovens homens. Refletindo a escola como espaço rico de representações sociais, ambiente plural de culturas juvenis, local em que essa diversidade muitas vezes provoca conflitos, isso porque as/os jovens trazem no corpo, no falar e no agir as marcas de suas vivências e de seus valores. Problematizar a convivência entre as juventudes no interior da escola possibilita uma flexibilização nas relações de gênero e a recusa aos sólidos estereótipos de masculinidade e feminilidade presentes em nossa sociedade.

Palavras-chave: relações de gênero. escola. juventudes. cultura de paz.


ABSTRACT

This paper presents reflections on Gender and Culture of Peace in dialogue with the youths. This subject has been discussed since the last three decades of the twentieth century and with greater intensity in the first decade of the present century. Support this discussion in the Brazilian scenario: Scott (1995), Blonde (1999), Carvalho (2000), Rodrigues (2003), Matos (2011), Guimarães (2007), Macedo (2012) and others. As theoretical-methodological strategies we used bibliographic studies, workshops experience and dialog wheels. The study is being conducted in a public school in the upper grades of elementary school in a city of Teresina region. The subjects of this research are young musicians of this school. Data resulting from this process indicate ways of living that, although contradictory, already present advances in the process. The Culture of Peace is being built with some limits, such as: instability of some members, leaders dispute, lack of systematic records of experiences. The effort to improve relations between young men and young women is imperative in the discussed context, since there is a higher number of young men. We think about the school as rich field of social representations, plural environment of youth cultures, where the diversity often causes conflict, because they bring in their bodies, speech and actions the brands of their experiences and their values. The discussion about the interaction between the youths inside the school enables flexibility in gender relations and the refusal to solid stereotypes of masculinity and femininity resident in our society.

Keywords: gender relations. school. youths. culture of peace.

Biografia do Autor

Maria Dolores dos Santos Vieira, Docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestrado em Educação pela UFPI.

Docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestrado em Educação pela UFPI.

Antonia Regina dos Santos Abreu Alves, Docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestrado em Educação pela UFPI.

Docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestrado em Educação pela UFPI.

Publicado

2014-11-04

Edição

Seção

Artigos Originais