POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A DIVERSIDADE SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR: REALIDADE OU UTOPIA? = PUBLIC POLICIES FOR SEXUAL DIVERSITY IN SCHOOL CONTEXT: REALITY OR UTOPIA?

Autores

  • Clodoaldo Ferreira Fernandes Supervisor e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Universidade Estadual de Goiás (UEG)/Anápolis. Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias pela UEG – Anápolis. Especialista em docência universitária pela Faculdade Católica de Anápolis (2012). Graduado em Letras pela UEG – Anápolis.
  • Ariovaldo Lopes Pereira Professor Adjunto da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB).

Resumo

Este artigo tece algumas considerações acerca das políticas públicas para a diversidade sexual e sua implementação no cenário escolar, levantando questões referentes à imposição do modelo (hetero)normativo capaz de excluir as identidades de gênero não heterossexuais. Objetiva-se problematizar sobre as políticas públicas para a diversidade sexual nos espaços escolares a partir de revisão de literatura. Para tanto, busca-se assumir os pressupostos teóricos que transitam por noções de educação, gênero, sexualidades e linguagem, a partir das emanações de Rosemberg (1985), Louro (2000, 2003, 2004, 2010), Foucault (2001, 2010), Moita Lopes (2003, 2006, 2008), Ribeiro (2004), Nardi (2008), dentre outros e outras que problematizam a temática em questão. A discussão revela a importância da inserção de debates relacionados à diversidade sexual e à implementação de políticas públicas em contexto escolar como direito ao exercício da cidadania.

Palavras-chave: diversidade sexual. educação. políticas públicas.

 

ABSTRACT

This article presents some considerations on public policies for sexual diversity and how they are implemented in school contexts, raising questions about the imposition of the heteronormative standard which excludes non-heterosexual gender identities. The main objective of the study is to problematize the policies for sexual diversity in school spaces based on a literature review. In order to do so, we consider the theoretical assumptions which deal with concepts of education, gender, sexuality and language expressed by scholars such as Rosenberg (1985), Blonde (2000; 2003; 2004; 2010), Foucault (2001; 2010), Moita Lopes (2003; 2006; 2008), Ribeiro (2004), Nardi (2008), among others who address the subject. The discussion reveals the importance of including discussions related to sexual diversity and the implementation of public policies in school contexts as a right to exercise citizenship.

Keywords: sexual diversity. education. public policy.

Biografia do Autor

Clodoaldo Ferreira Fernandes, Supervisor e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Universidade Estadual de Goiás (UEG)/Anápolis. Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias pela UEG – Anápolis. Especialista em docência universitária pela Faculdade Católica de Anápolis (2012). Graduado em Letras pela UEG – Anápolis.

Supervisor e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Universidade Estadual de Goiás (UEG)/Anápolis. Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias pela UEG – Anápolis. Especialista em docência universitária pela Faculdade Católica de Anápolis (2012). Graduado em Letras pela UEG – Anápolis.

Ariovaldo Lopes Pereira, Professor Adjunto da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB).

Professor Adjunto da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB).

Publicado

2014-11-04

Edição

Seção

Artigos Originais