CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE GEOGRAFIA: UM DESAFIO DE ELABORAÇÃO EM MEDOTOLOGIAS SEMIPRESENCIAIS = CONTENTS AND DIDACTICS OF GEOGRAPHY: A CHALLENGE FOR DEVELOPMENT IN SEMI IN-PERSON METHODOLOGIES

Autores

  • Analucia Bueno dos Reis Giometti Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Rio Claro. Docente do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UNESP – Campus de Franca.

Resumo

O trabalho em tela tem o objetivo de relatar uma experiência em relação ao Programa de Formação para Professores em exercício, para atuar na educação infantil, nas séries iniciais do ensino fundamental e na gestão de unidade escolar, estruturado pela Unesp. Esse Programa foi pensado com a missão de contribuir para a melhoria do ensino no Estado de São Paulo. A construção da proposta pedagógica do conteúdo deste Caderno teve fundamentação nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), segundo os quais “[...] o ensino de Geografia pode levar os alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e propositiva.” (BRASIL, 2001, p. 108, grifo do autor). A partir desta visão, o aprendizado no Ensino Fundamental é voltado para o desenvolvimento da “[...] capacidade de identificar e refletir sobre diferentes aspectos da realidade, compreendendo a relação sociedade-natureza.” (BRASIL, 2001, p. 109, grifo do autor). Desse modo, as abordagens geográficas que deram suporte a este caderno foram trabalhadas sob enfoques paisagísticos que apresentaram diferentes visões de análise, sem perder o foco na valorização das experiências cotidianas do aluno. Dentro do processo ensino-aprendizagem, foi dado destaque ao papel que a sociedade desempenha na construção paisagística. O objetivo geral do conteúdo trabalhado foi pautado na valorização e compreensão associado ao reconhecimento do papel da sociedade na transformação da natureza, como desencadeadora das modificações na paisagem geográfica. Para atingi-lo buscou-se montar os objetivos específicos que norteassem a reflexão acerca da construção paisagística. Saber utilizar a observação, a descrição, a comparação, a análise e a síntese na leitura da paisagem foram a meta traçada. Compreender o papel das tecnologias na interpretação da construção das paisagens, identificando as mudanças geopolíticas do mundo contemporâneo e transformando-os em materiais didáticos, foi uma das metas pretendidas. A composição do arcabouço conceitual da Disciplina visou uma estrutura que privilegiasse conteúdos que servissem como base para a construção do conhecimento na área da Geografia, sendo este voltado para as práticas pedagógicas do Ensino Fundamental. Também teve como meta facilitar a transmissão deste conhecimento através da construção de mate¬riais e abordagens práticas que facilitassem a vida do professor em sala de aula. A escolha destes conteúdos foi embasada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia.

Palavras-chave: material didático. geografia. curso de EAD.

 

ABSTRACT

The São Paulo State University (Unesp) thought and structured a training programmer for Teachers-in-Office, to act on early childhood education, the initial series of elementary school and in the management of school unit, with the Mission of contributing to the improvement of education in the State of São Paulo, in Brazil. The construction of the pedagogic proposal of this Book has been based on the National Curriculum Parameters (PCN), according to which "[...] the teaching of Geography can lead students to understand more broadly the reality, enabling her to interfere in a more conscious and purposeful." (BRAZIL, 2001, p. 108). From this vision, learning in elementary school is focused on the development of "[...] ability to identify and reflect on different aspects of reality, understanding society-nature relationship." (BRAZIL, 2001, p. 109). Thus, the geographical approaches that gave support to this book has been done with landscaped approaches that presented different analysis, without losing the focus on students' everyday experiences. Within the teaching-learning process, has been given prominence to the role that society plays in landscape construction. The overall objective of the book is the appreciation and understanding associated with the recognition of the role of the society in the nature transformation, as trigger of the modifications in the geographical landscape. The objective was to know how to use the observation, the description, the analysis and the synthesis to study the landscapes. Another aim was to understand the whole of the technologies on the interpretation of the landscape constructions, identifying geopolitical changes in the contemporary world, turning them into teaching materials. It also had as goal to make easier the knowledge transmission, building materials and practical approaches. The choice of these contents was based on national curriculum Parameters of geography.

Keywords: teaching materials. geography. E-LEARNING course.

Biografia do Autor

Analucia Bueno dos Reis Giometti, Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Rio Claro. Docente do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UNESP – Campus de Franca.

Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Rio Claro. Docente do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UNESP – Campus de Franca.

Publicado

2014-11-04

Edição

Seção

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