O PENSAR DOCENTE SOBRE A ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS = THE THINK ABOUT ART EDUCATION IN YOUNGSTERS AND ADULTS EDUCATION

Autores

  • Gustavo Cunha de Araujo Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduado em Artes Visuais (Educação Artística) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
  • Ana Arlinda Oliveira Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso sobre práticas pedagógicas e concepções sobre a arte. Para este texto, direcionaremos nossos olhares para as concepções sobre a arte desenvolvidas por uma professora de Arte, com uma turma de Educação de Jovens e Adultos, em Cuiabá, Mato Grosso, na intenção de desvelar que concepções fundamentam a sua prática pedagógica em sua docência. Para a professora arte não é apenas expressão de sentimentos: é conhecimento, é expressão, é criação humana. Durante as suas aulas, verificamos que ela buscou aplicar esses conceitos aos alunos jovens e adultos por meio de textos escritos e visuais. A leitura é ressaltada pela professora ao dizer que a arte é importante para os alunos jovens e adultos devido ao fato de possibilitar a eles uma ampliação do seu universo de leitura do mundo, tendo na arte, importante mediadora para esse processo. Consequentemente, as obras de arte podem possibilitar diferentes interpretações da realidade. Um bom trabalho pedagógico no ensino de arte necessita de um bom professor de Arte. Boas práticas requerem bons professores, que estimule no aluno o desenvolvimento estético, seu lado criativo e expressivo, enfim que propicie pensar. É preciso que o docente seja importante mediador no processo de construção de conhecimento no aluno, e que possa buscar utilizar metodologias adequadas que realmente consigam contemplar o processo de ensino e aprendizagem desse estudante.

Palavras-chave: ensino de arte. docência em arte. concepções sobre a arte. Educação de Jovens e Adultos.

 

ABSTRACT

The objective of this paper is to present results of a qualitative research of the Graduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso on pedagogical practices and conceptions about art. For this text, we will direct our view to the conceptions about art developed by an art teacher, with a group of Young and Adults Education in Cuiaba, Mato Grosso, in the intention of uncovering conceptions that underlie her practice in her teaching. For the art teacher, art is not only an expression of feelings: it is knowledge, it is expression, it is human creation. During her classes, we verified that she that she sought to apply these concepts to young and adults students through written and visual texts. The reading is highlighted by the teacher to say that art is important for young people and adults due to the fact it enables an expansion of their reading universe about the world, taking in the art as an important mediator for this process. Consequently, the art works can enable different interpretations of reality. A good teaching job in art requires a good art teacher. Good practice requires good teachers, to stimulate the student's aesthetic development, his creative and expressive side, that fosters thinking. The teacher must be an important mediator in the construction of knowledge process, and may seek to use appropriate methodologies, that are actually able to contemplate the process of teaching and learning of that student.

Keywords: art education. teaching in art. conceptions about art. Youngsters and Adults Education.

Biografia do Autor

Gustavo Cunha de Araujo, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduado em Artes Visuais (Educação Artística) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduado em Artes Visuais (Educação Artística) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Ana Arlinda Oliveira, Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Publicado

2014-11-04

Edição

Seção

Artigos Originais