PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE = SCHOOL MANAGEMENT PRACTICES AND EDUCATIONAL PRACTICES: CONTRIBUTIONS OF ACTIVITY THEORY

Autores

  • Rafael Castro Rabelo Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Mestre em Educação pela PUC-Goiás. Docente convidado da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
  • Beatriz Aparecida Zanatta Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Marília.

Resumo

O texto tem por objetivo apresentar considerações acerca da relação entre práticas de gestão e práticas pedagógicas na Instituição de Ensino Superior (IES) privada. O referencial teórico foi constituído a partir das contribuições de renomados representantes da Teoria Histórico-Cultural, especificamente Lev Vigotski, e da Teoria da Atividade desenvolvida por Alexei Leontiev. Trata-se de uma pesquisa bibliografia e os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e das experiências vivenciadas pelo pesquisador no contexto acadêmico em instituições de ensino superior privada. O resultado revelou a comprovação da influência entre práticas de gestão e práticas pedagógicas na IES privada.

Palavras-chave: práticas de gestão. práticas pedagógicas. ensino superior. teoria histórica cultural. teoria da atividade.


ABSTRACT

The paper aims to present considerations about the relationship between management practices and pedagogical practices in Private Colleges. The theoretical framework has been built from the contributions of the Historical-Cultural Theory – Lev Vygotsky – and the Activity Theory, developed by Alexei Leontiev. This is a bibliographic research and the data were collected through documental research, as well as the experiences of the researcher in the academic context of private colleges. The results revealed the evidence of the influence of management practices and pedagogical practices in private colleges.

Keywords: management practices. pedagogical practices. colleges. cultural historical theory. activity theory.

Biografia do Autor

Rafael Castro Rabelo, Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Mestre em Educação pela PUC-Goiás. Docente convidado da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Mestre em Educação pela PUC-Goiás. Docente convidado da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Beatriz Aparecida Zanatta, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Marília.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Marília.

Publicado

2014-11-04

Edição

Seção

Palestras