O ENSINO DA HISTÓRIA: AS IMPORTANTES FIGURAS FEMININAS PELAS LENTES DO CINEMA = THE TEACHING OF HISTORY: THE IMPORTANT FEMALE FIGURES THROUGH THE LENS OF CINEMA
Resumo
O presente artigo trata da experiência desenvolvida pelo projeto O ensino da história: as importantes figuras femininas pelas lentes do cinema. Tal projeto visa o uso do cinema como recurso didático-pedagógico para o ensino da trajetória das mulheres que, cada uma a seu modo, imprimiram sua marca no decorrer da história e contribuíram para a construção do espaço que a mulher consegue ocupar hoje na sociedade. O cinema se mostra como uma importante fonte diferenciada da escrita, com forte potencial de uso nas salas de aula, para o ensino de História, conforme propõe os Parâmetros Curriculares Nacionais. O trabalho foi desenvolvido em duas salas do segundo ano do Ensino Médio, por meio de aulas expositivas e discussões com o uso de filmes, sendo que um dos principais objetivos do projeto foi desenvolver a criticidade e a capacidade de reflexão acerca do papel da mulher ao longo da história e como o lugar que esta ocupa hoje se deveu, em certa medida, ao papel das mulheres estudadas durante as aulas dadas.
Palavras-chave: ensino de História. cinema. história das mulheres.
ABSTRACT
This article describes the experience of the project “The history teaching: the important female figures through the lens of cinema”. This projects intend to use the movies as a didactic resource for teaching the movement of women who, each one in their own way, set their marks throughout history and contributed to creating the space that women occupy in society nowadays. The cinema is a important source, different from text, with significant potential for using in classrooms to teach History, as proposed by National Curricular Parameters. The work was developed in two classrooms of 11th grade (high school), with an expository lesson and discussions using movies, since one of the main objectives of the project was to develop the critical thinking and the capacity for thinking of the students when talking about the role of women throughout history and how the place they occupy today is due, proportionally, to the roll of the women studied during classes.
Keywords: teaching of History. cinema. history of women.