ORIENTAÇÃO SEXUAL: CONCEPÇÕES SOBRE SEXO EM PRÉ-ADOLESCENTES = THE CONCEPTS ABOUT SEX BEGINS AT AN EARLY AGE: THE PRE-TEENS

Autores

  • Paulo César Gomes Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Bauru. Professor do Departamento de Educação do Instituto de Biociências – UNESP – Campus de Botucatu.

Resumo

O estudo teve por objetivo de investigar concepções sobre sexo em pré-adolescentes com utilização do recurso história em quadrinhos. Participaram deste estudo cinquenta alunos, 24 meninos e 26 meninas, com faixa etária média de onze anos, todos cursavam a disciplina ciências em uma sala de 6.º ano do Ensino Fundamental em Escola de Tempo Integral. Os alunos, a convite do docente responsável, produziram uma história sobre o tema ‘sexo’ que serviu como atividade preliminar de investigação sobre conhecimentos prévios para o início de uma unidade didática. Os resultados analisados sugerem que os estudantes compreendem sexo exclusivamente como coito, a única possibilidade retratada. Entretanto, há uma multiplicidade de características e valores apontados pelos estudantes. São questões que demandam maiores reflexões sobre temáticas que nem sempre são enfrentadas pelos docentes em sala de aula: gravidez e aborto, dores na relação sexual, uso do preservativo, desejo sexual, sexo anal, tornar-se mãe solteira, sexo grupal, AIDS, prostituição, tamanho dos genitais, masturbação; além de questões de gênero entre outras. Destaca-se a necessidade de uma contínua formação docente para romper o paradigma do preconceito e do silêncio na sala de aula.

Palavras-chave: orientação sexual. ensino de ciências. ensino fundamental.


ABSTRACT

Sexual Orientation is present in the curriculum of many schools for elementary and high school. This subject generates controversy in the school community. This a fact that leads many teachers postpone the start of this topic. Fifty students participated in this study, 24 boys and 26 girls with average age of eleven years. The study aimed to investigate conceptions on sex in adolescents using the cartoon. The analyzed results suggest that students understand sex as intercourse only. However, there are a multitude of features mentioned by students. These are issues that require further reflection about issues not always discussed in class: pregnancy and abortion, condom use, sexual desire, anal sex, becoming a single mom, group sex, AIDS, prostitution, size of genitals, masturbation, among others.

Keywords: sexual orientation. science education. elementary school.

Biografia do Autor

Paulo César Gomes, Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Bauru. Professor do Departamento de Educação do Instituto de Biociências – UNESP – Campus de Botucatu.

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Bauru. Professor do Departamento de Educação do Instituto de Biociências – UNESP – Campus de Botucatu.

Publicado

2014-11-04

Edição

Seção

Artigos Originais