SERVIÇO SOCIAL E PLANTÃO SOCIAL: ESPAÇO DE CIDADANIA NO JUDICIÁRIO
Resumo
Este artigo propõe apresentar o Plantão Social como umespaço de cidadania para as pessoas que procuram o Serviço SocialJudicial. Trata-se de pessoas que possuem ou não processos emandamento nos Juizados e que procuram o Serviço Social Judicial paraesclarecimentos e orientações para os diversos problemas que asfamílias enfrentam em tempos de capitalismo neoliberal, onde osrebatimentos das questões sociais atingem os indivíduos e seusnúcleos familiares. O Plantão Social é um espaço onde o profissionalatua ajudando os sujeitos a analisarem as situações apresentadas,refletindo conjuntamente sobre seus direitos e deveres e buscando asolução conjuntamente. Através da apresentação dos dados dapesquisa realizada junto a Comarca de Pratápolis-MG foi possívelverificar os principais desafios que a comunidade enfrenta, refletirsobre a atuação do Serviço Social como um agente de expressão docotidiano familiar e constatar que os sujeitos buscam no Judiciário aresolução de suas demandas sociais.• PALAVRAS CHAVE: Serviço Social. plantão social. cidadania. políticaspúblicas.Downloads
Publicado
2011-12-05
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.