A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E A QUALIDADE DA OFERTA: DEBATENDO A VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL
Palavras-chave:
política de assistência social, vigilância socioassistencial, caráter público, prevenção.Resumo
A vigilância socioassistencial é uma função da Política de Assistência Social com o propósito de construir formas de conhecer a realidade da população e as suas demandas, de modo a adequar estas com a oferta socioassistencial disponível. Além disso, esta função fortalece a visibilidade de grupos historicamente subalternizados dentro da esfera pública, pois parte do pressuposto da participação popular e do interesse publico para a construção das prioridades no enfrentamento as desigualdades sociais. Este trabalho expressa o resultado de pesquisa bibliográfica e tem como objetivo apresentar um debate teórico, aonde seja ressaltado a importância da vigilância socioassistencial nos rumos e processos decisórios da Política de Assistência Social, com o intuito de impactar na qualidade das práticas de gestão, e em toda a rede socioassistencial, inclusive para a avaliação das equipes técnicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.