ESTADO, POLÍTICAS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: DESAFIOS E CONTRADIÇÕES INTERPOSTOS PELA OFENSIVA ULTRANEOLIBERAL
Résumé
O artigo discute a relação entre o Estado moderno, as políticas sociais e o Serviço Social no Brasil, considerando as transformações históricas do capitalismo e suas contradições. Seu objetivo é refletir criticamente sobre como o Estado, como expressão da dominação de classe, articula essas políticas e o Serviço Social, bem como os impactos das mudanças contemporâneas. A metodologia adotada é qualitativa, baseada em revisão bibliográfica para fundamentar a análise. Os principais resultados mostram que o Serviço Social atua como uma mediação entre o Estado e a sociedade, lidando com tensões sociais enquanto mantém a reprodução da força de trabalho, evidenciando os desafios impostos pela ofensiva ultraneoliberal atual. O estudo conclui pela necessidade de a categoria profissional reforçar seu projeto ético-político para enfrentar os desafios impostos por este contexto.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.