O ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: DESAFIOS DO "FAZER PROFISSIONAL” PARA A RUPTURA COM O CONSERVADORISMO

Autores/as

  • Alessandra Ballinhas de Moura Barão

Resumen

A política de assistência social passou por significativas mudanças desde a aprovação da LOAS em 1993, e várias produções teóricas têm analisado as suas repercussões. Entretanto, velhos desafios como a superação do assistencialismo e do clientelismo, da confusão entre o exercício profissional e o desenvolvimento das ações propostas pela política, atravessam a categoria de assistentes sociais, e adquirem novos contornos com o avanço do conservadorismo. Por isto, é importante reiterar a necessidade de superação destes desafios com ações teoricamente consistentes dirigidas pelo projeto profissional ético-político. O presente trabalho se propõe a contribuir nesta perspectiva, trazendo uma discussão sobre os desafios do Serviço Social no seu “fazer” profissional na Política de Assistência.

Biografía del autor/a

Alessandra Ballinhas de Moura Barão

 Possui graduação em SERVIÇO SOCIAL pela Universidade Católica de Pelotas (2000), mestrado em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas (2009) e doutorado em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas (2018). Atualmente é assistente social da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Publicado

2023-10-16

Número

Sección

Artigos