O CAMPO DAS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS E A ASSISTÊNCIA SOCIAL: O CASO DO MUNICÍPIO DE AMERICANA/SP
Palabras clave:
campo das práticas socioeducativas. assistência social. UAS Americana/SP. CRAS. organizações não governamentais.Resumen
O artigo faz uso da noção de campo social de Bourdieu para configurar um campo de práticas socioeducativas e investigar sua interseção com o campo da
Assistência Social. Avalia os impactos da regulamentação e tipificação da Assistência no campo das práticas socioeducativas. Por meio de pesquisa de campo que destacou 2 CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e 6 entidades do “Terceiro Setor” do município de Americana/SP, o artigo investiga como neste local, que avançou bastante na implementação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, se dá esta autonomização relativa do campo das práticas
socioeducativas, por meio de uma “divisão de trabalho” entre a assistência e a educação. As entrevistas com as responsáveis pelas entidades e CRAS indicam uma transição, complexa e contraditória, de concepções e práticas assentadas na “complementação escolar” e na educação não formal para aquelas sustentadas pela doxada “inclusão dos excluídos” – compartilhada tanto pelo atual campo da Assistência quanto pela pedagogia social.
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