ENVELHECIMENTO DOS/AS TRABALHADORES/AS NEGROS/AS EM CONTEXTO DE DESIGUALDADES SOCIAIS E ÉTNICO-RACIAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA À LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS
Resumo
Com a produção deste artigo, realizada no segundo semestre de 2025, pretende-se contribuir para a luta pelos direitos humanos da pessoa idosa negra no Brasil, dando visibilidade à relação existente entre as questões de classe, raça, etnia e gênero. Embasado nos resultados de uma tese de doutorado, apresenta como principal objetivo discutir os impactos das desigualdades sociais e étnico-raciais no processo de envelhecimento dos/as trabalhadores/as negros/as no Brasil. Consiste nos resultados de uma pesquisa teórica, fundamentada em investigação bibliográfica e documental, mediante o procedimento metodológico dos Núcleos de Significação para a análise dos textos consultados. Conclui-se que o racismo e a desigualdade racial condicionam diretamente a garantia do direito à vida e ao envelhecimento de negros e negras, o que é um direito de todas as pessoas. Entretanto, para essa população, passa a se configurar como um privilégio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.