O SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE PINDAMONHANGABA/SP: DESAFIOS E PRÁTICAS PROFISSIONAIS
Resumo
Este relato discorre sobre as experiências de trabalho das assistentes sociais que atuam na rede pública de educação básica – Educação Infantil e Ensino Fundamental I do município de Pindamonhangaba – São Paulo e tem como objetivo dar visibilidade à relevância social da atuação do Serviço Social na área da educação. Descreve o exercício profissional a partir da determinação da Lei Federal nº 13.935/2019. Relata as ações do assistente social na educação como profissional capaz de intervir nas múltiplas expressões da questão social que envolvem os educandos e núcleo familiar, em especial a evasão escolar e a precarização das condições de vida. Descreve as ações profissionais a partir da função pedagógica do assistente social, como
agente que contribui para a construção de uma nova cultura nos espaços educacionais. A metodologia utilizada advém de pesquisas bibliográficas de autores da categoria, de leis de proteção à crianças e adolescentes e de relatos de experiências profissionais das assistentes sociais. O referencial teórico/metodológico utilizado é o materialismo histórico-dialético, que analisa as contradições da realidade social a partir da essência dos fenômenos e que aplicado na educação busca superar uma visão limitante, generalizante e endógena da realidade das famílias e romper ações superficiais capazes de desvelar as contradições postas no cotidiano para compreensão dos fenômenos que interferem no processo de ensino/aprendizagem dos educandos.
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