A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO EM SAÚDE MENTAL NO PROCESSO FORMATIVO DE ASSISTENTES SOCIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Rivih Oliveira da Silva
  • Mirelly Dantas da Costa

Resumo

O presente artigo analisa dois campos de estágio curricular supervisionado na área da Saúde Mental no curso de graduação em
Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e busca compreender as contribuições que tal experiência possibilita para o processo de formação profissional do assistente social, também reflete sobre os limites e possibilidades da atuação profissional nos serviços de saúde mental. Os estágios foram realizados em dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) na Região Metropolitana da Baixada Santista nos períodos entre junho/2022 e dezembro/2023. Foi evidenciado a complexidade da atuação na saúde mental, onde a mesma se apresenta como expressão da complexa questão social no
sistema capitalista, além das questões que atravessam a política de saúde mental como a falta de financiamento que afeta as estruturas e intervenção dos CAPS e os extensos limites e possibilidades existentes que permeiam a efetivação da política de saúde mental.

Biografia do Autor

Rivih Oliveira da Silva

Graduado em Serviço Social pela Universidade Federal de São Paulo. Mestrando em Serviço Social e
Políticas Sociais na Universidade Federal de São Paulo. Membro do Núcleo de Estudos Heleieth Saffioti:
gênero, sexualidades, feminismos e do Laboratório Interdisciplinar de Ciências Humanas Sociais e Saúde
(LICHSS). ORCID: 0009-0009-5861-8173. E-mail: rivih.oliveira@unifesp.br

Mirelly Dantas da Costa

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de São Paulo. Mestranda em Serviço Social e
Políticas Sociais na Universidade Federal de São Paulo. Membra do Circuladô: Núcleo de Estudos em
Saúde Coletiva, Saúde Mental e Relações Étnico-Raciais (CIRCULADÔ/UNIFESP). ORCID:
0009-0007-0675-7820. E-mail: mdcosta@unifesp.br

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Publicado

2025-08-14