A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO EM SAÚDE MENTAL NO PROCESSO FORMATIVO DE ASSISTENTES SOCIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O presente artigo analisa dois campos de estágio curricular supervisionado na área da Saúde Mental no curso de graduação em
Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e busca compreender as contribuições que tal experiência possibilita para o processo de formação profissional do assistente social, também reflete sobre os limites e possibilidades da atuação profissional nos serviços de saúde mental. Os estágios foram realizados em dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) na Região Metropolitana da Baixada Santista nos períodos entre junho/2022 e dezembro/2023. Foi evidenciado a complexidade da atuação na saúde mental, onde a mesma se apresenta como expressão da complexa questão social no
sistema capitalista, além das questões que atravessam a política de saúde mental como a falta de financiamento que afeta as estruturas e intervenção dos CAPS e os extensos limites e possibilidades existentes que permeiam a efetivação da política de saúde mental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.