EDUCAÇÃO E ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS: UM OLHAR PARA A REALIDADE LONDRINENSE DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA (COVID-19)

Autores

  • Maria Gabriela Pereira da Silva
  • Ana Patricia Pires Nalesso

Resumo

O presente artigo busca levantar dados e indicadores estatísticos socioeconômicos que influenciam no cotidiano de crianças na educação infantil para discutir a realidade de Londrina-PR, considerando o cenário pandêmico da COVID-19. A doença infecciosa causada pelo vírus Sars-cov-2 teve seus primeiros registros no Brasil em meados de março de 2020, exigindo isolamento social, uso de máscaras faciais e álcool gel. Tal cenário demandou adaptações das instituições educacionais, assim, utilizaram-se do ensino a distância para diminuir os impactos no processo de escolarização. Dentre os objetivos deste trabalho, buscamos apresentar a conceituação de indicadores sociais que baseiam este artigo, bem como evidenciar dados referentes à educação infantil, insegurança alimentar e renda. Busca-se, ao final, atrelar tal discussão com os dados da realidade do município de Londrina-PR, em relação à educação infantil e às estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Educação diante da pandemia. A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho se deu através de revisão bibliográfica, leitura crítica de dados e indicadores sociais referentes aos aspectos econômicos e sociais. A motivação para discutir tal temática se baseia no contexto histórico em que estamos inseridos, considerando que os indicadores sociais refletem a realidade pesquisada e podem auxiliar na elaboração de políticas públicas. 

Biografia do Autor

Maria Gabriela Pereira da Silva

Maria Gabriela Pereira da Silva. Universidade Estadual de Londrina –UEL. Mestranda em Serviço Social e Política Social da UEL. Assistente social do Hospital Universitário de Londrina. E-mail: maria.gabrielaa@uel.br;

Ana Patricia Pires Nalesso

Ana Patricia Pires Nalesso. Universidade Estadual de Londrina –UEL. Professora do Departamento de Serviço social da UEL Email: apatriciapn@gmail.com.

Downloads

Publicado

2024-01-06