EDUCAÇÃO, TRABALHO E RESISTÊNCIA COTIDIANA DAS QUEBRADEIRAS DE COCO
Resumo
O estudo apresentado é uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, que visa analisar e compreender aspectos educacionais nas formas de trabalho, cotidiano e resistência das “quebradeiras de coco babaçu”, considerando o MATOPIBA - Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, região de expansão do agronegócio e do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - (MIQCB), com sede em Imperatriz - MA. Para o desenvolvimento da proposta foram levantadas bibliográficas que versam sobre conceitos de educação; quebradeiras de coco, trabalho, território e articulação social, logo a pesquisa está estruturada nos conceitos educacionais e reflexões acerca da articulação social das quebradeiras de coco. Concluiu-se que as contribuições mais significativas identificadas foram da educação popular e da educação informal, tendo em vista que as camponesas quebradeiras de coco se articulam e se reinventam.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.