A MULHER NO CONTEXTO ACADÊMICO E A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: DIFICULDADES PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA

Autores

  • Gleyce Rafaella Barbosa de Lima
  • Vitória da Silva
  • Martha Daniella Tenório de Oliveira

Resumo

Esse artigo objetiva apresentar a coleta de dados da pesquisa intitulada: A mulher no contexto acadêmico e a pandemia do novo coronavírus: dificuldades para formação profissional e no exercício da docência. O contexto pandêmico, exposto pela propagação do novo coronavírus, apresentou a necessidade de pesquisas a serem desenvolvidas pela Comissão de Autoavaliação do Curso de Serviço Social da Unidade Educacional Palmeira dos Índios - Campus Arapiraca - Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no sentido de aproximar o conhecimento da realidade institucional, visando ampliar as possibilidades do debate sobre gênero e formação profissional. As relações de gênero que são estabelecidas a partir da sociedade de classes, configuram-se, definindo o masculino e o feminino com bases estereotipadas e derivadas de pré-conceitos. À medida que debruçamos sobre o assunto, percebe-se que é intrínseca ao corpo, à movimentação desse outro ser a uma mudança de percepção de cunho social. 

Biografia do Autor

Gleyce Rafaella Barbosa de Lima

Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. ORCID: 0009-0003-6700-695X. E-mail: gleyce.lima@arapiraca.ufal.br

Vitória da Silva

Graduanda de Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. ORCID: 0009-0006-7101-5244. E-mail: vitoria.silva1@arapiraca.ufal.br

Martha Daniella Tenório de Oliveira

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; e docente pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. ORCID: 0009-0004-0113-5617. E-mail: martha@palmeira.ufal.br

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Publicado

2024-01-06