O Esperançar como verbo: o Coletivo de Assistentes Sociais do IFSP e a coletivização das resistências

Autores

  • Maria Conceição Borges Dantas
  • Michelli Aparecida Daros
  • Williana Angelo

Resumo

Este trabalho traz à tona a experiência do Coletivo de Assistentes Sociais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Ao apresentar a origem deste Coletivo, sua composição, suas principais reivindicações e as particularidades inerentes à luta pelo direito social à educação, o artigo, apresentado na modalidade de relato de experiência, tem o propósito de provocar reflexões acerca da importância da organização da categoria profissional de assistentes sociais nas lutas coletivas. Conclui-se que as lutas coletivas constituem fator fundamental para o avanço do exercício profissional de assistentes sociais criticamente e historicamente situado. 

Biografia do Autor

Maria Conceição Borges Dantas

 Doutora e Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Assistente social, do IFSP-Campus São Paulo desde 2013, educadora popular e uma das organizadoras do livro: Serviço Social e Educação Profissional e Tecnológica. Editora Cortez, 2019.

Michelli Aparecida Daros

 Doutora e Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Assistente social do IFSP desde 2011, com atuação no Campus São Paulo e reitoria. Coorganizadora e coautora do livro: Serviço Social e Educação Profissional e Tecnológica. Editora Cortez, 2019. Autora do livro #falaestudante! Um estudo sobre o legado da expansão dos institutos federais aos seus estudantes. Editora EDUC, 2023.

Williana Angelo

 Doutoranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Assistente Social do IFSP - Campus Salto desde 2014, integrante do GEPESSE. Pesquisadora da dimensão político-pedagógica e do trabalho socioeducativo de assistentes sociais.

Downloads

Publicado

2024-01-06