A RESSIGNIFICAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO COMO EXPRESSÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Resumo
O presente trabalho busca apresentar o acesso à educação para além do marco ocupacional das vagas disponibilizadas na rede pública de ensino. Para tal, discute o papel dos intelectuais orgânicos das camadas populares frente ao direito fundamental à educação pública, laica e de qualidade. Ao fundamentar a pesquisa qualitativa em autores progressistas, apoia-se nas lentes da teoria crítica para refletir a questão dos direitos humanos no circuito fechado dos estratos de poder da sociedade de classes. O artigo traz como resultado a ressignificação do acesso à educação como requisito necessário para ampliação da participação popular ao conhecimento socialmente produzido. Concluímos que a organicidade do Serviço Social junto às demais categorias profissionais fortalece a defesa da liberdade como valor ético central. Entendemos que a educação para a liberdade é aquela que construímos coletivamente para desnudar as faces da dominação e que, portanto, não se limita à reprodução do referencialmente disponibilizado pelos planos de Estado e/ou governo.
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