JUVENTUDE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: LIMITAÇÕES DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ
Resumo
As atuais mudanças no mundo do trabalho pela adoção do regime de produção flexível e pela política neoliberal acarretam cada vez mais a precarização dos vínculos de trabalho e a sua alta rotatividade, impactando principalmente a juventude que detém maior dificuldade para se inserir no mercado de trabalho, buscando, diversas vezes, como solução o seu ingresso temporário na condição de jovens aprendizes. Portanto, esse estudo tem por objetivo apresentar as principais limitações da política de aprendizagem profissional de jovens no Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de natureza qualitativa. Os resultados apresentados demonstram que a aprendizagem profissional é uma política pública paliativa que normatiza um processo de ensino e trabalho que não garante a permanência da juventude no mercado produtivo e em condições dignas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.