EXPERIÊNCIAS SOCIAIS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA EM PORTO ALEGRE

Autores

  • Bruna Matos Iglesias
  • Guilherme Gomes Ferreira

Resumo

Esse texto pretendeu investigar os significados sociais que as mulheres atribuem sobre suas experiências com a rualização. Está fundamentado no método dialético-crítico de base materialista-histórica e se apoia na história oral como técnica de coleta de dados. Foram entrevistadas quatro mulheres, sendo possível concluir que estar nessa situação envolve experiências particulares – de acessos ora mais precários e ora mais privilegiados em relação à rede socioassistencial; de violências e de significados sociais produzidos de forma específica sobre essa população – e experiências universais que atingem toda a população em situação de rua. Além disso, que a rualização é um processo social contraditório e que apesar de envolver uma série de perdas, desigualdades e violências, também se estabelece através da resistência, celebração da vida, sonho e possibilidade de ter esperanças.

Biografia do Autor

Bruna Matos Iglesias

Bacharel em Serviço Social pela UFRGS, atuou como educadora social no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para população em situação de rua da Associação Cultural e Beneficente Ilê Mulher. Atualmente é assistente social pela. Prefeitura Municipal de Garopaba.

Guilherme Gomes Ferreira

Doutor em Serviço Social pelo Instituto Universitário de Lisboa e pela PUCRS. Atualmente é professor da UFRGS onde coordena o Centro de Referência em Direitos Humanos e o Grupo de Pesquisas em Justiça, Direitos Humanos e Segurança.

Downloads

Publicado

2023-11-14