COMPETÊNCIA E AUTONOMIA DO/A ASSISTENTE SOCIAL EM TEMPOS DE TRABALHO PRECÁRIO

Autores

  • Leni Maria Pereira Silva
  • Luciney Sebastião da Silva

Resumo

O objetivo do presente trabalho é dar centralidade ao debate sobre autonomia e competência profissional do Serviço Social em tempos de trabalho assalariado precário.  No século XXI, apreende-se o trabalho cada vez mais tomado pelas forças produtivas por meio da intensificação da exploração que suscita o questionar acerca da gestão do trabalho que atua de modo a definir a competência e confrontar a autonomia profissional dos/as assistentes sociais. Pressupõe-se que havendo essa intervenção por parte da gestão é passível de se ter um ambiente de trabalho gerador de adoecimento e sofrimento ético-político, além de promover a manifestação de uma precariedade subjetiva e uma precarização objetiva. O Serviço Social diante da gestão do trabalho é afetado de modo a ter o risco de perder a potência ativa diante as investidas do capital e, instalação de estado de servidão que leva a um sofrimento ético-político, especialmente, determinações tendem a deslegitimar autonomia e competência profissional. 

Biografia do Autor

Leni Maria Pereira Silva

Doutora em Ciências Sociais pela UERJ. Professora no Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Luciney Sebastião da Silva

Mestre em Filosofia pela UFOP. Professor no Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Downloads

Publicado

2023-11-14