O PROCESSO ANALÍTICO DA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INFERIDO PELO CONJUNTO CFESS/CRESS

Autores

  • André Monteiro Moraes
  • Moema Amélia Serpa Lopes

Resumo

Este trabalho visa recuperar as discussões acerca da concepção de educação defendida no interior da categoria a partir das contribuições do conjunto CFESS/CRESS através de documentos como o Parecer Jurídico 23/2000; a brochura Serviço Social na Educação (2001); os Subsídios para o debate sobre o Serviço Social na Educação (2011); os Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação (2013). É um trabalho baseado no método crítico dialético que permitiu considerar a importância da compreensão da categoria sobre educação em consonância com o seu projeto ético-político atual, na tentativa de ruptura com uma atuação conservadora e em prol de uma nova ordem social.

Biografia do Autor

André Monteiro Moraes

 Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre e Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Conselheiro do CRESS/PB – 2020/2023, membro da Subcomissão de Educação da Seccional de Campina Grande – PB e do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Trabalho e Proteção Social – GETRAPS/UEPB.

Moema Amélia Serpa Lopes

Professora Associada com dedicação exclusiva da Universidade Estadual da Paraíba. Graduação, Mestrado e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Docente da Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba. Coordenadora do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Trabalho e Proteção Social - GETRAPS, realizando estudos e pesquisas sobre Trabalho, Trabalho Profissional e Serviço Social.

Downloads

Publicado

2023-11-14