FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL: o posicionamento de uma categoria em constante movimento

Autores

  • Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira
  • Carla Agda Gonçalves

Resumo

O artigo aqui apresentado tem como objetivo apreender a apropriação que a categoria profissional de assistentes sociais construiu e se referenda acerca da formação acadêmico-profissional, após a aprovação das diretrizes curriculares para os cursos de Serviço Social em 2001. Para tanto, trilhou-se pelo percurso a partir da metodologia do Estado da Arte, tendo como recorte assumido uma das revistas de maior circulação da categoria, com classificação Qualis A1 e publicizada de forma virtual e impressa. Denota-se que o processo formativo-acadêmico – presente ao longo da trajetória sócio-histórica do Serviço Social brasileiro se efetiva por constantes aproximações, reflexões e busca por estratégias que partem do real, tendo em seu projeto de profissão o fio condutor nos direcionamentos da formação profissional; repleto de avanços e imensos desafios.

Biografia do Autor

Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira

 Docente do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas – Campus de Teresina/PI (UFPI). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Formação Profissional em Serviço Social (GEFORMSS). 

Carla Agda Gonçalves

Docente do Programa de Graduação em Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Residência Multiprofissional em Saúde, ambos vinculados à Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente convidada do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Vice-líder do GEFORMSS.

Downloads

Publicado

2023-11-14