FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS PARA A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: BREVES REFLEXÕES DE ÁLVARO VIEIRA PINTO SOBRE SOCIEDADE, TÉCNICA E EXISTÊNCIA
Resumo
A educação tecnológica tem se desenvolvido enquanto proposta superadora da dicotomia educacional surgida na sociedade dividida em classes. O objetivo deste trabalho é discutir alguns aportes filosóficos para a educação tecnológica a partir do pensamento do filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto. Trata-se de um ensaio. O pensador brasileiro concebe a técnica enquanto um existencial, um traço caracterizador do ser humano e que elucida a busca pela superação da educação dualista. O texto aponta para a importância da educação tecnológica para a humanização da sociedade, bem como a relevância do movimento decolonial.
Downloads
Publicado
2023-10-16
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.