SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM EXEMPLO DE TRAVESSIA PARADIGMÁTICO

Autores

  • Henrique Abarca Schelini Carnevalli

Resumo

A Casa do Pequeno Cidadão é hoje um Serviço de
Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e
Adolescentes. Após a Tipificação Nacional dos Serviços
Socioassistenciais, em 2009, este que era desde sua criação, em 1998,
um Projeto Social da Prefeitura de Marília/SP, passou a seguir as
Orientações Técnicas do Governo Federal e a ser referenciado pelo
Centro de Referência de Assistência Social, na qual se responsabilizou
por colocar em prática a Proteção Social Básica e o Programa de
Atendimento Integral à Família. Passados anos da promulgação do
ECA, da criação do Sistema Único da Assistência Social e da
Normatização destes Serviços, este projeto torna-se um modelo de
transição a ser analisado por dois pontos. Primeiro, quanto às mudanças paradigmáticas ocorridas entre a Doutrina da Situação
Irregular, própria do Código de Menores, e a Doutrina da Proteção
Integral descrita pelo ECA. Segundo, quanto às novas concepções de
atendimento advindas da passagem “Projeto Social” – “Serviço
Tipificado” na qual conviver e criar vínculos tornou-se um método de
atuação profissional. Assim, com base nestes contrapontos e por meio
do perfil dos Coordenadores, Assistentes Sociais e Educadores dos
Serviços, das suas concepções das crianças, adolescentes e familiares
e, da prática relacional entre CRAS e Serviço de Convivência,
constatamos que vivemos um momento decisivo para a Assistência
Social no Brasil: ou se conjuga um investimento mais expressivo em
infraestrutura, contratação de pessoal e formação profissional ou
veremos os serviços socioassistenciais se tornarem inócuos diante dos
crescentes desafios da realidade brasileira. 

Biografia do Autor

Henrique Abarca Schelini Carnevalli

Possui graduação em Ciências Sociais com licenciatura e
bacharelado em Antropologia pela Universidade Estadual Paulista
Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É mestre pelo Programa da Pós
Graduação em Educação da UNESP/ Marília. É pós-graduado em
Gestão Pública pela Universidade Federal de São Carlos e Especialista
em Gestão de Políticas Públicas, Área Organizacional e Terceiro Setor
pelo Instituto Toledo de Ensino de Bauru-SP. Tem experiência na área
de Educação Social, Serviço Social, Antropologia e Políticas Públicas.
Atua como Educador Social na Prefeitura Municipal de Marília e
trabalha como Professor da Educação Básica do Estado de São Paulo.

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Publicado

2023-09-28

Edição

Seção

Artigos