Jesuítas e índios nas “Missões Austrais”: uma experiência na pampa argentina (século XVIII) * Indians and jesuits in the “Austral Missions”: an experience on the “pampa argentina” in the eighteenth century

Autores

  • MARIA CRISTINA BOHN MARTINS Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora dos Cursos de História da Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista de Produtividade do CNPq – Nível 2.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i2.1250

Resumo

A missão por redução foi uma prática amplamente utilizada pelos padres da Companhia de Jesus em suas intervenções junto às sociedades indígenas. As condições em que se originaram e desenvolveram estes “pueblos de indios” contudo, conheceram particularidades relacionadas, entre outras coisas, às características particulares dos grupos abordados. Este texto analisa as missões constituídas junto aos índios “pampas e serranos” da campanha bonaerense nos meados do século XVIII, procurando refletir sobre a conjuntura em que elas foram projetadas e sobre as circunstâncias do seu insucesso.

 

Biografia do Autor

MARIA CRISTINA BOHN MARTINS, Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora dos Cursos de História da Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista de Produtividade do CNPq – Nível 2.

Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora dos Cursos de História da Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista de Produtividade do CNPq – Nível 2.

Downloads

Publicado

2014-09-22