Clarisse Leite: perfil biográfico e listagem temática das obras para piano * Clarisse Leite: biographical profile and listing of piano works

Autores

  • PRISCILA FOLLMANN BARBAN Graduada em Instrumento: piano – USC – Universidade Sagrado Coração – CEP: 17011-160, Bauru, São Paulo, Brasil. Integrante do NEMUSC (Núcleo de Estudos Musicais da USC). Professora de piano na Four C Bilingual Academy (Bauru, São Paulo) e tutora virtual da disciplina Teclado 2 no Curso de Educação Musical – EaD-UAB-UFSCar, São Carlos, São Paulo. E-mail: priscila.follmann@gmail.com.
  • MARISTELLA PINHEIRO CAVINI Doutora em Ciências sobre Arte – especialidade História, Teoria e Crítica da Música pelo Instituto Superior de Arte de Havana, com reconhecimento pela ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo). Docente nos Cursos de Música da Universidade Sagrado Coração – USC – Bauru, São Paulo, Brasil. Integrante do NEMUSC (Núcleo de Estudos Musicais da USC) e Professor Colaborador na disciplina de História da Música no Curso de Educação Musical – EaD-UAB-UFSCar, São Carlos, São Paulo. E-mail: stella.cavini@travelnet.com.br.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i1.1017

Resumo

O objetivo deste artigo é construir um perfil biográfico da compositora, pianista e professora de piano Clarisse Leite (1917-2003) e elaborar uma listagem de sua obra para piano, de forma a redigir um registro formal e sistematizado de seu legado, já que sua atuação foi de notada relevância no cenário musical da época e região em que viveu. Como compositora, escreveu para diversos instrumentos e formações, com destaque para o piano. Como pianista, se apresentou em diferentes cidades e estados brasileiros, além de concertos internacionais na Áustria e Hungria. Como professora de piano, criou o método da ginástica anatômica. Os concursos de piano Clarisse Leite, realizados anualmente, e por ela organizados, revelaram diversos talentos da música do nosso país.

Biografia do Autor

PRISCILA FOLLMANN BARBAN, Graduada em Instrumento: piano – USC – Universidade Sagrado Coração – CEP: 17011-160, Bauru, São Paulo, Brasil. Integrante do NEMUSC (Núcleo de Estudos Musicais da USC). Professora de piano na Four C Bilingual Academy (Bauru, São Paulo) e tutora virtual da disciplina Teclado 2 no Curso de Educação Musical – EaD-UAB-UFSCar, São Carlos, São Paulo. E-mail: priscila.follmann@gmail.com.

Graduada em Instrumento: piano – USC – Universidade Sagrado Coração – CEP: 17011-160, Bauru, São Paulo, Brasil. Integrante do NEMUSC (Núcleo de Estudos Musicais da USC). Professora de piano na Four C Bilingual Academy (Bauru, São Paulo) e tutora virtual da disciplina Teclado 2 no Curso de Educação Musical – EaD-UAB-UFSCar, São Carlos, São Paulo. E-mail: priscila.follmann@gmail.com.

MARISTELLA PINHEIRO CAVINI, Doutora em Ciências sobre Arte – especialidade História, Teoria e Crítica da Música pelo Instituto Superior de Arte de Havana, com reconhecimento pela ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo). Docente nos Cursos de Música da Universidade Sagrado Coração – USC – Bauru, São Paulo, Brasil. Integrante do NEMUSC (Núcleo de Estudos Musicais da USC) e Professor Colaborador na disciplina de História da Música no Curso de Educação Musical – EaD-UAB-UFSCar, São Carlos, São Paulo. E-mail: stella.cavini@travelnet.com.br.

Doutora em Ciências sobre Arte – especialidade História, Teoria e Crítica da Música pelo Instituto Superior de Arte de Havana, com reconhecimento pela ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo). Docente nos Cursos de Música da Universidade Sagrado Coração – USC – Bauru, São Paulo, Brasil. Integrante do NEMUSC (Núcleo de Estudos Musicais da USC) e Professor Colaborador na disciplina de História da Música no Curso de Educação Musical – EaD-UAB-UFSCar, São Carlos, São Paulo. E-mail: stella.cavini@travelnet.com.br.

Downloads

Publicado

2014-05-07