Derrubando fronteiras: a construção do jornal a plebe e o internacionalismo operário em São Paulo (1917-1920) * Breaking frontiers: the construction of the newspaper a plebe and the worker internationalism in São Paulo (1917-1920)

Autores

  • KAUAN WILLIAN DOS SANTOS Mestrando em História - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, Campus de Guarulhos, São Paulo. Bolsista CAPES

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i1.1489

Resumo

O jornal A Plebe foi um dos mais importantes vetores comunicacionais no interior das manifestações grevistas em São Paulo no final da segunda década do século XX. Um viés pouco explorado pelos estudos que o estudaram é sua relevância também como articulador e condensador de estratégias políticas internacionalistas e transnacionais. Este artigo tem como objetivo explorar a cultura política internacionalista presente no periódico em questão, incluindo uma análise da formação dos militantes envolvidos na construção e redação do jornal bem como de outros periódicos associados. A partir de uma bibliografia atual que ressalta o caráter transnacional na formação do movimento operário mundial e uma análise empírica do periódico, pretendemos contribuir com novas perspectivas para o estudo das articulações políticas e sindicais presentes na Primeira República no Brasil.

 

 

Downloads

Publicado

2015-03-06