O TRABALHO COM GRUPOS NA ASSISTÊNCIA SOCIAL
Resumo
Baseado em relato de experiência, o presente artigo tem por finalidade compartilhar aspectos relevantes acerca do manejo, das técnicas e estratégias utilizados no trabalho com grupos constituídos por pessoas atendidas – majoritariamente mulheres e com idades entre 40 e 65 anos, geralmente – em um serviço socioassistencial na cidade de Santos/SP. O trabalho com grupos, considerando suas diversas modalidades, seus procedimentos e objetivos, comumente apresenta caminhos para a comunicação e o conhecimento de particularidades das pessoas e de suas vivências culturais, políticas e territoriais. Assim, com foco na área de Serviço Social, este artigo fundamenta-se em diário de campo, anotações, observações, memórias, bem como no embasamento teórico interdisciplinar. Portanto, constata-se que o trabalho com grupos possibilita um modo criativo e dinâmico para construção de vínculos, como também para a elaboração e expansão da leitura crítica e reflexiva de realidades, principalmente no que se refere ao âmbito da proteção e da legitimação de direitos sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.