QUESTÃO SOCIAL, TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO E O DESENVOLVIMENTO DAS FORÇAS PRODUTIVAS CAPITALISTAS
Resumo
presente artigo discute a atualidade dos elementos apontados naseção IV d’O Capital para a compreensão do atual estágio de desenvolvimentoda forças produtivas capitalistas. A partir deste esforço identifica-se apertinência de se empregar o instrumental marxista de análise como matrizteórica essencial à formação do profissional de Serviço Social nacontemporaneidade. Defende-se que o referencial teórico-metodológicomarxiano é epistemológica e ético-politicamente suficiente para orientar essetrabalho de compreensão e de intervenção sobre a questão social.Palavras-chave: forças produtivas. Karl Marx (1818-1883). Maquinaria. ServiçoSocialDownloads
Publicado
2011-12-05
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.