O PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR, UMA VIVÊNCIA PRÁTICA
Resumo
A regulamentação do Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA), estabeleceu direitos a todas as crianças e adolescentes semexceção. Primeiramente, os direitos foram tratados no artigo 227 daConstituição Brasileira com o seguinte texto: “É dever da família, dasociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, comabsoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, àeducação, à cultura, ao lazer, à profissionalização, à liberdade, aorespeito, à dignidade, à convivência familiar e comunitária, além decolocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação,exploração, violência, crueldade e opressão”.Embasado na legislaçãoa Associação Assistencial Presbiteriana Bom Samaritano, desenvolveum projeto de Apoio Sócio-Familiar, com as famílias das criançasatendidas no Centro Educacional. O trabalho é desenvolvido por umprofissional de Serviço Social e tem como objetivo sensibilizar asfamílias a tomarem consciência de seu papel de responsáveis com aeducação e formação de seus filhos. O trabalho consta deatendimento individualizado, visitas domiciliares periódicas, reuniõeseducativas, de estudos, orientações, informações e discussões;palestras com temas informativos, atendimento psicológico.Promoção de encontros de famílias em datas comemorativas.• PALAVRAS CHAVE: serviço social escolar. educação. família.educação infantil.Downloads
Publicado
2011-12-05
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.