DIREITO E SERVIÇO SOCIAL: FAMÍLIAS EM TRANSFORMAÇÃO
Resumo
O presente artigo tem como objetivo contribuir para uma reflexão multidisciplinar sobre as famílias na contemporaneidade por meio de uma análise acerca das transformações sócio-históricas considerando, também, a evolução do Direito das Famílias no Brasil. Para tanto, nos valeremos de uma análise interdisciplinar entre o Direito e o Serviço Social que abordará uma concepção marxista capaz de expressar o compromisso com o tema em uma perspectiva de totalidade, pelo Método Materialismo Histórico Dialético. A princípio é mister compreendermos que as famílias, no que se refere à organização, foram a primeira forma de comunidade humana e, desde os primórdios até hoje, são de extrema importância para a construção do ser social. As famílias evoluem gradativamente desde os tempos mais remotos até a os dias atuais e com as transformações societárias advindas do capitalismo é possível perceber impactos significativos nas relações familiares. Sendo assim, é importante que o Direito e o Serviço Social atuem em conjunto para compreendê-las, em suas constantes transformações, e buscar mecanismos capazes de assegurar a todos os seus direitos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.