A INEXORABILIDADE ENTRE A HUMANIDADE E O MEIO AMBIENTE: IMPACTOS DA GLOBALIZAÇÃO E DO NEOLIBERALISMO NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • João Cenamo Baldi Freitas
  • Fernanda de Castro

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a saúde humana e os contemporâneos danos ao meio ambiente, no sentido de explicitar a relação indissociável entre a vida humana, a manutenção e a preservação do meio ambiente. Além disso, o trabalho pretende conectar os fenômenos políticos e econômicos do neoliberalismo e da globalização às dimensões da precarização da saúde pública e ambiental. A metodologia de trabalho utilizada foi uma revisão da literatura sobre o tema, dando enfoque às epistemologias do Sul, bem como a análise de dados acerca dos elementos componentes da provável e próxima crise climática, tais como o desmatamento e o aumento da produção de lixo. Dessa forma, pretende-se demonstrar o resultado do impacto da doutrina política-econômica neoliberal na saúde pública e ambiental, somado ao contexto globalizado relacionado ao aumento de produção e de consumo de bens em detrimento do meio ambiente.

Biografia do Autor

João Cenamo Baldi Freitas

Graduando em direito pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus Franca.

Fernanda de Castro

Fernanda de Castro. Pesquisa de pós-doutorado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mestra em planejamento e análise de políticas públicas e doutora em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), UNESP campus de Franca.    

Downloads

Publicado

2023-11-13

Edição

Seção

Artigos